Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15618
Title: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Advisor: Guilhermino, Jislaine de F.
Guerrero, Ana Tereza G.
Responsible Institution: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Fundação Oswaldo Cruz do Mato Grosso do Sul
Abstract: A iniciativa de se implantar programas, nos moldes deste Curso de Especialização – “Atenção Básica em Saúde da Família - Módulo: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS”- PNPIC, para conhecer, identificar e caracterizar um modelo de atenção primária que contemple sistemas médicos complexos e alternativos e recursos terapêuticos que representem mecanismos naturais de prevenção de doenças e manutenção de saúde, utilizando tecnologias padronizadas, significa no mínimo, para a comunidade/sociedade, a possibilidade de promover a inserção de uma prática louvável no contexto da Saúde Pública.
keywords: Práticas Integrativas e Complementares
Sistema Único de Saúde
DeCS: Políticas
Políticas Públicas de Saúde
Issue Date: 2011
Citation: GENIOLE, Leika Aparecida Ishiyama; KODJAOGLANIAN, Vera Lúcia; VIEIRA, Cristiano Costa Argemon (Orgs.). Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Campo Grande, MS: Ed. UFMS: Fiocruz Unidade Cerrado Pantanal, 2011. 111 p. Módulo Optativo 4.
ISBN: ISBN 978-85-7613-340-7
DOI: http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/162
http://gw-ead.ufms.br:8080/xmlui
Copyright: open access
Organisers : Kodjaoglanian, Vera Lúcia
Vieira, Cristiano Costa Argemon
Geniole, Leika Aparecida Ishiyama
Educational goal: Apresentar aos profissionais estudantes que atuam nos serviços de saúde, de forma sucinta e pragmática, os principais aspectos que definem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), a Política e os Marcos Regulatórios que tratam de sua implementação, bem como algumas experiências bem sucedidas já estabelecidas no Serviço Público de Saúde de alguns municípios, estados ou regiões. Apropriados das experiências nacionais e do arcabouço teórico apresentado, esse profissionais terão subsídios para reconhecer as PICs já implementadas e/ou em fase de implantação no seu território, promover a integração com as outras práticas convencionais utilizadas ou, ainda, propor a implantação das mesmas, ampliando a oferta das ações em saúde. Objetivos específicos: Conhecer e analisar as principais características da PNPIC e PNPMF; Conhecer experiências já desenvolvidas na rede pública brasileira (Fitoterapia, Medicina Antroposófi ca, MedicinaTradicional Chinesa- Acupuntura, Termalismo Social/ Crenoterapia); Identificar e caracterizar as PICs; Conhecer os Marcos Regulatórios.
Appears in Collections:MS - REA - Texto

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Política Nacional de Práticas.pdf6.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.