Orientador | Oliveira, Sergio Ricardo de | |
Autor | Santos, Raphael de Oliveira | |
Data de acesso | 2017-05-17T14:17:43Z | |
Data de disponibilização | 2017-05-17T14:17:43Z | |
Data do publicação | 2016 | |
Citação | SANTOS, Raphael de Oliveira. Análise do perfil dos docentes e das práticas pedagógicas nos cursos técnicos em radiologia. 2016, 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15882 | |
Resumo | Do surgimento dos cursos para habilitação do operador de raios X, na década de 1950, à regulamentação profissional, em 1985, os cursos técnicos expandiram-se e a demanda por docentes aumentou. Porquanto os programas de licenciatura não absorveram a demanda, a experiência em serviço tornou-se requisito à prática docente. Diante da ausência de formação específica para o trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do modo defasado como se desenvolveu ao longo da história, quais seriam os atributos relevantes a uma educação que valorize a formação integral do trabalhador? Como pensar uma formação docente que fortaleça os aspectos sociais do trabalho além de oferecer o aporte teórico-metodológico para uma prática mais crítica na educação profissional? Esta pesquisa estrutura o perfil dos docentes e de suas práticas pedagógicas nos cursos técnicos de Radiologia, com a finalidade de discutir o processo de qualificação docente na área. Para tanto, relaciona o processo de capacitação docente com o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil, mapeia e analisa as características da formação dos professores e suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa, realizado com pesquisa de campo, utilizando um corpus de 26 participantes, docentes de cursos técnicos em Radiologia, em exercício na rede privada de ensino, da região metropolitana dos municípios de Niterói e São Gonçalo. Foram aplicados questionários semiestruturados, divididos em dois blocos que, inicialmente, estruturam o perfil docente quanto sua formação, experiência e atributos pessoais para, em seguida, se proceder ao mapeamento e análise das práticas pedagógicas sob os aspectos do planejamento, ensino e avaliação. Os participantes foram estratificados em quatro grupos de análise, conforme a relação entre tempo de experiência técnica e docente. O perfil docente é jovem, com idade máxima de 40 anos e sua qualificação ainda se dá por cursos de extensão e qualificação profissional, que fornece aprofundamento técnico em determinada especialidade diagnóstica, sem interface com o trabalho docente, que se consolida pela quantidade de conhecimentos e titulações acumuladas. O mapeamento do trabalho docente mostra que as práticas refletem a ausência de preparo pedagógico, evidenciada pela quantidade de discrepâncias e contradições nos quesitos planejamento, ensino e avaliação, que se demonstram por meio da relação com os alunos, planejamento de aulas e atividades, além da falta de critérios quanto aos objetivos da avaliação. Ao final deste estudo, observamos que as características dos docentes apresentadas seguem as tendências das políticas educacionais e da lógica econômica na qual nossas políticas públicas estão inseridas. Embora o trabalho docente não determine a formação do trabalhador, ele opera esses processos, colocando em prática os projetos das diretrizes curriculares. Logo, a consolidação de políticas para a formação docente do ensino técnico é necessária, seja como licenciatura, complementação pedagógica integrada à graduação tecnológica ou pós-graduação lato sensu, de modo que possibilitem a formação de trabalhadores com uma visão cidadã e social da realidade, com capacidade crítica de análise e um espírito criativo para a transformação. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Formação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave | Radiologia | pt_BR |
Palavras-chave | Docente | pt_BR |
Palavras-chave | Prática Pedagógica | pt_BR |
Título | Análise do perfil dos docentes e das práticas pedagógicas nos cursos técnicos em radiologia | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2016-04-27 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Resumo em Inglês | The expansion of technical schools and the increase demand of training for X-ray operators licensing would have arisen between 1950 decade until professional regulation in 1985. The practical experience became a condition to teaching practice, because degree programs did not absorb the demand. In view the lack of specific training for teaching work in technological and professional education (EPT) and outdated way that developed through its history, what are the material features to an education that prizes an integral formation of the worker? How to think teacher training that values the social aspects of work in addition to provide the theoretical and methodological support for a more critical practice in professional education? This research focuses on tracing the teacher profile and their teaching practices in radiology technical schools, intending to discuss the teaching qualification process in the area. For this purpose, this study also compares the teacher training process with the professional education historical path in Brazil and charts and analyzes the teacher training features and his pedagogical practices. This is a case study with a quantitative and qualitative approach, a field research using a corpus with 26 attendees, teachers in exercise from radiology private technical schools, in the metropolitan area of the cities of Niteroi and São Gonçalo. Semi-structured surveys were used and divided into two blocks, initially structured the teaching profile according to training, experience and personal teacher attributes for then to proceed the mapping and analysis of pedagogical practices with the regard to planning, teaching and evaluation. Attendees were stratified according to analysis groups, Attendees were stratified according to analysis groups, with relationship between time of technical and teaching experience. The teacher profile is young, with average of forty-years-old and their qualification still happens by extension courses and professional qualifications, which provides technical development in diagnostic specialty, without interface with the teaching practice, which would be consolidated by the amount of knowledge and titrations accumulated. The mapping of teaching work shows that gaps in pedagogical preparation are reflected by his practices, as evidenced by the amount of discrepancies and contradictions in the planning, teaching and evaluation, which were showed through the relationship with the students, lesson planning and activities, as well by lack of criteria for evaluation goals. The teachers key features displayed follow the same educational policies and economic logic patterns in which our public policies are placed. Although the teaching work does not set the worker training, it operates these processes, putting into practice the projects of curriculum guidelines. Therefore, it is necessary consolidation policies for teacher training of technical education, either as degrees, integrated pedagogical complement to technology education or postgraduate courses, in order to enable the worker training with a citizen and social view of reality, with a critical capacity of analysis and creative spirit for transformation. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Professional qualification | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Radiology | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Teacher | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Teaching practice | pt_BR |
Membro da banca | Teixeira, Márcia de Oliveira | |
Membro da banca | Carvalho, Antônio Carlos Pires | |
DeCS | Desenvolvimento de Pessoal | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Radiologia | pt_BR |
Idade recomendada | Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Autor | Fontes, Virgínia Maria Gomes de Mattos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |