Author | Nogueira, Maria José | |
Author | Barros, Héliton da Silva | |
Author | Barcelos, Samuel | |
Author | Schall, Virgínia Torres | |
Access date | 2016-09-29T22:20:22Z | |
Available date | 2016-09-29T22:20:22Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | NOGUEIRA, Maria José et al. 1... 2... 3... gravando, vídeos de animação como recurso pedagógico: uma experiência com adolescentes da Vila Cafezal – Belo Horizonte/MG. In: REUNIÓN DE LA RED DE POPULARIZACIÓN DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 10., 2007, San José. Anais eletrônicos... San José: RED POP - UNESCO, 2007, 8 p. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16012 | |
Abstract in Portuguese | Segundo dados do IBGE (2001), 21% da população brasileira encontra-se na faixa dos 10 aos 19 anos, sendo 50,4% do sexo masculino e 49,6% do sexo feminino. Estudos apontam que muitos desses jovens ainda não têm acesso a informações e serviços adequados no âmbito da saúde sexual e reprodutiva que garanta aos mesmos o exercício da sexualidade de maneira segura e responsável. Na interface entre a saúde, educação e as questões da sexualidade, buscamos refletir sobre intervenções que possam aumentar o acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na área da saúde coletiva. Acreditamos ser de fundamental importância o desenvolvimento de projetos que estimulam as capacidades críticas e criativas, encorajando a participação e mobilização da população alvo no design e produção de novas tecnologias. Desse modo, como recurso pedagógico, utilizamos as oficinas de animassinha para a criação de pequenos filmes em desenho animado, usando massinha de modelar e sistema digital para captação e edição do material. A concepção da oficina situa-se no campo da participação no processo de produção midiática e o processo é considerado tão importante quanto o resultado obtido. É através do processo de produção que os participantes travam contato com os elementos de linguagem, necessários à construção de sentido simbólico; apropriando-se da tecnologia, definem o que mostrar e a melhor maneira de expressar suas idéias. Neste processo estão envolvidos diversos saberes: botar a mão na massa; inventar personagens, cenas, ruídos; construir a narrativa. Os vídeos foram realizados por um grupo de adolescentes que fazem parte do Projeto “Amigos do Cafezal” que tem como proposta mais ampla a discussão de questões referentes a sexo e sexualidade com adolescentes de 10 a 14 anos moradores da Vila Cafezal. Foram produzidos 04 vídeos animados. Os temas foram escolhidos pelos adolescentes e ressaltam suas preocupações cotidianas: uso de drogas, uso do preservativo, gravidez indesejada, DSTs. A metodologia participativa foi enriquecedora uma vez que os adolescentes se colocaram enquanto atores no processo de produção possibilitando que o produto final refletisse as preocupações, dúvidas e anseios do próprio grupo. | pt_BR |
Sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Adolescência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gravidez | pt_BR |
Subject in Portuguese | Oficinas educativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Animassinha | pt_BR |
Title | 1... 2... 3... gravando, vídeos de animação como recurso pedagógico: uma experiência com adolescentes da Vila Cafezal – Belo Horizonte/MG | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Minas Gerais, MG, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2007-05 | |
Event Location | San José | pt_BR |
Event title | Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RED POP - UNESCO) y IV Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad" | pt_BR |
Event type | meetingpoint | pt_BR |