Author | Assis, Sheila Soares de | |
Author | Pimenta, Denise Nacif | |
Author | Schall, Virgínia Torres | |
Access date | 2016-09-30T19:12:25Z | |
Available date | 2016-09-30T19:12:25Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | ASSIS, S. S. de.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue entre profissionais de saúde e professores: possibilidades e desafios para promoção da saúde. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, GESTÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE, 1., 2012, Brasília, DF. Anais eletrônicos... Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2012. p. 1-18. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16025 | |
Abstract in Portuguese | A dengue é uma das doenças consideradas negligenciadas e requer estratégias integradas de controle, as quais devem valorizar a prevenção do agravo e ações educativas contextualizadas e reflexivas, que conduzam à qualidade de vida e ao exercício da cidadania. No Brasil, indica-se que as ações devem ser intersetoriais, articuladas entre os setores da saúde e da educação, o que pode potencializar sua efetividade e sustentabilidade. O objetivo do presente estudo foi investigar junto a professores e profissionais de saúde a temática da dengue identificando as potencialidades, desafios e possível integração, buscando analisar o alcance da promoção da saúde por meio de estratégias educativas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os professores de ciências e biologia (n=7) de uma escola pública localizada em uma área endêmica do estado do Rio de Janeiro e todos os profissionais de saúde (n=16) de uma unidade de saúde próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, há protagonismo dos meios de comunicação na determinação da periodicidade e seleção dos conteúdos abordados nas práticas educativas, bem como ausência de integração entre os diferentes atores, os quais são fatores limitantes das ações de educação em saúde. Recursos como livros didáticos e midiáticos foram mencionados como amplamente utilizados, sendo fonte de referencia entre profissionais de saúde e de educação. Se esses são dotados de informações corretas possuem o potencial de colaborar para as ações que visam o controle de doenças, a ampliação da qualidade de vida e consequentemente a promoção da saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Dengue | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Promoção da saúde | en_US |
Title | A dengue entre profissionais de saúde e professores: possibilidades e desafios para promoção da saúde | en_US |
Alternative title | The dengue between health professionals and teachers: possibilities and challenges for health promotion | en_US |
Type | Papers presented at events | |
Abstract | Dengue is one of the diseases considered neglected and requires integrated control strategies, which should enhance the prevention, contextualized action educational and reflective, leading to quality of life and the exercise of citizenship. In Brazil, indicates that the actions should be intersectoral, articulated between the sectors of health and education, which may enhance their effectiveness and sustainability. The objective of this study was to investigate between teachers and health professionals the theme of dengue identifying potentials, challenges and possible integration, analyzing the reach of health promotion through educational strategies. Were conducted semistructured interviews with all teachers of science and biology (n=7) of a public school located in an endemic area of the state of Rio de Janeiro and all health professionals (n=16) of health unit next a school selected. The interviews were submitted to the thematic content analysis. The results show that the knowledge about the disease is superficial, have protagonism of the media in determining the frequency and selection of content discussed in the educational practices and absence of integration between the different actors, are limiting factors of education actions health. If these are provided with correct information have the potential to contribute to actions that seek to control the disease, the expansion of quality of life and consequently the health promotion. Resources such as didactic books and media were mentioned as largely used, being a source of reference
between health professionals and education. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Subject | Dengue | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Health promotion | en_US |
Event date | 2012 | |
Event Location | Brasília, DF | en_US |
Event title | CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, GESTÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE | en_US |
Event type | congress | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |