Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16336
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12967]
Metadata
Show full item record
HANSENÍASE E PRÁTICAS DA COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE RECEPÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS EM UM SERVIÇO DE SAÚDE NO RIO DE JANEIRO
Materiais educativos e de divulgação
Comunicação
Hanseníase
Affilliation
Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo analisa a recepção de materiais
educativos por portadores de hanseníase
atendidos na atenção primária de saúde
no município do Rio de Janeiro. Objetivase
identificar a visão dos pacientes
sobre os materiais, os significados e
as representações deste grupo sobre
a doença. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, realizada em 2008, a qual
adotou o referencial da produção social
dos sentidos. Foi realizado um grupo focal
para análise de vinte materiais destinados
à população e aos pacientes. Os pacientes
discutiram sobre os sintomas neurológicos,
as complicações da doença e seus efeitos
na vida das pessoas. Conclui-se que o uso
dos materiais educativos nas atividades
de grupo no serviço de saúde favorece a
melhor compreensão de aspectos clínicos,
psicológicos e socioculturais sobre a
hanseníase, e contribui para potencializar o
diálogo entre usuários e a equipe de saúde.
Abstract
This study analyzed the reception of
educational materials among individuals
with Hansen’s disease who were
attended within primary healthcare in the
municipality of Rio de Janeiro. The aim
was to identify the patients’ views on the
materials, and this group’s meanings and
representations regarding the disease.
This was a qualitative study undertaken
in 2008, for which the reference point
was the social production of meanings.
A focus group was conducted to analyze
20 materials destined for the population
and for the patients. The patients
discussed the neurological symptoms, the
disease complications and their effects
on people’s lives. It was concluded that
use of educational materials in group
activities in healthcare clinics favors
better comprehension of the clinical,
psychological, social and cultural aspects of
Hansen’s disease and contributes towards
improving the dialogue between users and
the healthcare team.
Keywords in Portuguese
Estudo de recepçãoMateriais educativos e de divulgação
Comunicação
Hanseníase
Share