Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16342
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
Metadata
Show full item record
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UM OLHAR VOLTADO À FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS
jogos educativos
desenvolvimento de jogos
formação de docentes
biologia celular
Author
Affilliation
Universidade Gama Filho - UGF. Ciências Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho - UGF. Laboratório de Computação Avançada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / CNEN. IEN. Divisão de Instrumentação e Confiabilidade Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Gama Filho - UGF. Laboratório de Computação Avançada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / CNEN. IEN. Divisão de Instrumentação e Confiabilidade Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense - UFF. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Gama Filho - UGF. Laboratório de Computação Avançada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / CNEN. IEN. Divisão de Instrumentação e Confiabilidade Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense - UFF. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a
licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os
licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia
Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários
foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de
aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados
obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação
dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo
específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das
disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e
Estágio Supervisionado.
Abstract
In the present work we aimed to evaluate the impact of a pedagogical activity applied to
Biological Sciences undergraduate students in a private university at Rio de Janeiro. We applied and
evaluated a methodology based on the development by the students and use in the classroom of
educational games related to the Cell Biology discipline. Two questionnaires were applied to the
participants of this research: the first one, immediately after the use of the games by the students and the
second one, two years later, when these same students had already concluded their undergraduate course.
The results of our research reinforced the fact that educational games should deserve privileged space and
time in the teachers training, and also point to the relevance of pedagogical activities since the beginning
of a graduation course. For this, we suggest close dialogue of theoretical disciplines of the basic cycle
with the didactical disciplines.
Keywords in Portuguese
ensino de ciênciasjogos educativos
desenvolvimento de jogos
formação de docentes
biologia celular
Share