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2030-01-01
Sustainable Development Goals
09 Indústria, inovação e infraestruturaCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
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PANACÉIAS DISSEMINADAS PELA INTERNET E PACIENTES VULNERÁVEIS: COMO CONTER UM MERCADO DE ILUSÕES?
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de novações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
niversidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de PósGraduação em Educação Física. Vitória, ES, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS); Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
niversidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de PósGraduação em Educação Física. Vitória, ES, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS); Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo discute a proliferação de curas e terapias fraudulentas que surgem e evanescem cotidianamente na Internet. A clientela dessas fraudes, vulnerabilizada pela doença e pela perspectiva da morte, utiliza a Internet para adquirir produtos que seriam possivelmente ignorados em outros contextos. Tal vulnerabilidade se liga a contingências físicas desgastantes que comprometem a capacidade de decisão. A tentativa de controlar o fenômeno das fraudes de forma estritamente racional, sem levar em conta a vulnerabilidade desse consumidor que pouco tem a perder e sem considerar suas demandas de integralidade, pode conduzir a resultados desapontadores, já que as panacéias parecem estar preenchendo os lapsos deixados por estruturas assistenciais que têm sido insensíveis à imaterialidade dos medos humanos.
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