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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12818]
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INFESTAÇÕES POR CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA): ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS E DE MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE O TEMA NO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Materiais educativos
Midia impressa
Educação
Divulgação científica
Alternative title
Infestations of the African snail (Achatina fulica): analysis the content of the news articles and educative materials in Rio de Janeiro, BrazilAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Malacologia. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Malacologia. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Malacologia. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os altos índices populacionais do caramujo africano (Achatina fulica) no Brasil em áreas
urbanas vêm causando transtornos à população e danos ao ambiente. Objetivando
colaborar no planejamento de estratégias educativas efetivas, este estudo analisa o
conteúdo de reportagens jornalísticas e de materiais educativos sobre o molusco, por serem
fontes de informação para a população, comparando-os com os discursos do meio
acadêmico. Foram identificadas semelhanças entre os discursos da mídia e do meio
acadêmico sobre o tema. Todavia, na mídia há desencontros de informações referentes às
práticas de controle do caramujo, como a indicação de diferentes maneiras de matar os animais e uma maior ênfase nos danos à saúde humana. A análise dos materiais educativos revelou discursos errôneos e uma linguagem simplificada e/ou excessivamente técnica, que podem dificultar as ações educativas.
Abstract
The high numbers of population of the African snail (Achatina fulica) in Brazil have been causing problems for the population, as well as environmental damage. This study aims to collaborate with the development of effective educative strategies by analyzing the content of the discourse in the media and educational material on mollusk control, as they are important sources of information. These contents were compared with academic discourses. The analysis indicates similarities between the media and the academic discourses. However, there was no consensual information in the media about the practices of snail control, such as the different ways to destroy the mollusk, and a great emphasis on the health hazards they represent. The educational material carries erroneous information and simplified and/or excessively technical language. These problems can hamper the educative actions.
Keywords in Portuguese
Caramujo africanoMateriais educativos
Midia impressa
Educação
Divulgação científica
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