Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16801
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO EM BIO-MANGUINHOS
Lahas, Leila | Date Issued:
2016
Author
Comittee Member
Affilliation
Instituto Tecnológico em Imunobiológicos, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil / Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A maturidade em gerenciamento de projetos é um tema que está em evidência nos últimos anos
e o fato das empresas buscarem o incremento desta se deve aos benefícios por ela trazidos, que
se traduzem principalmente em percentual de sucesso dos projetos, sendo este diretamente
proporcional ao aumento de maturidade. Empresas que se propõem a trabalhar com projetos
precisam aceitar que o aprimoramento no gerenciamento destes é primordial e deve ser
estimulado em prol do aumento do nível de maturidade e pela busca da melhoria contínua.
Algumas instituições públicas têm em sua estratégia de negócio a gestão por projetos, e neste
caso há um desafio constante de alinhar os objetivos e diretrizes às recomendações das Boas
Práticas em Gerenciamento de Projetos, que de fato resultem em entregas efetivas,
considerando todas as áreas envolvidas.
É importante salientar, que existe uma diferença significativa quando se trata de ramo de
atividade no qual a instituição se enquadra. Instituições públicas que visam o desenvolvimento
tecnológico, transferências de tecnologia e projetos institucionais, ou seja, aquelas que lidam
com inovação tecnológica em sua essência, precisam adequar suas práticas ao melhor nível de
maturidade possível dentro do cenário, muitas vezes, estático do setor público.
A instituição pública trabalha a serviço da sociedade e deve possuir probidade administrativa,
compromisso com a ética, respeito e valorização do cidadão, o que significa zelar pelo bem
público. Por conseguinte, aumenta-se a importância de projetos que resultem em retorno para
sociedade, em forma de serviços e produtos com qualidade, dentro do escopo, prazo e custo
adequados.
Sendo assim, é relevante mensurar a percepção do nível de maturidade existente em
gerenciamento de projetos, dentro da instituição pública, para que se possa vislumbrar níveis
mais elevados de crescimento e maturidade, a fim de obter: melhoria dos processos; qualidade
e resultados efetivos que atendam a demanda do país.
Abstract
The project management maturity is a subject that is in evidence in recent years and the
fact that companies seek the increase of this is due to the benefits it brought, which are reflected
mainly in the project’s success rate, which is directly proportional to increasing maturity.
Companies that intend to work with projects need to accept that the improvement in the
management of these are primordial and should be stimulated in favor of raising the level of
maturity and the pursuit of continuous improvement.
Some public institutions have in their business strategy management for projects, in
which case there is a constant challenge of aligning the objectives and guidelines to the
recommendations of good practice in project management, which actually result in effective
delivery, considering all areas involved.
Importantly, there is a significant difference when it comes to area of activity in which
the institution fits. Public Institutions aimed at technological development, technology transfer
and institutional projects, namely those dealing with technological innovation at its core; need
to adapt their practices to the best possible level of maturity within the scenario often-static
public sector.
The public institution working in the service of society and must have administrative
integrity, commitment to ethics, respect and appreciation of the citizens, which means ensuring
the public good. Therefore, it increases the importance of projects that result in return to society
in the form of services and quality products within the scope, time and appropriate cost.
Therefore, it is important to measure the perception of the existing level of maturity in
project management within the Public Institution, so that one can envision higher levels of
growth and maturity in order to obtain: process improvement, quality, and effective results that
meet the country's demand.
Share