Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16954
Title: Produção científica colaborativa na área da saúde tropical: uma análise da rede de colaboração do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco
Authors: Sobral, Natanael Vitor
Silva, Fábio Mascarenhas e
Bufrem, Leilah Santiago
Coêlho, Maria Rosângela Cunha Duarte
Affilliation: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. Recife, PE, Brasil.
Abstract: Este trabalho descreve as motivações e os modos de colaboração científica das redes sociais na área de Saúde Tropical, em estudo sobre a produção de conhecimento de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (PPGMEDTROP/UFPE), entre 2004 e 2012, considerando sua contribuição significativa para a solução dos problemas da área. Organiza um banco de dados bibliométricos com indicadores científicos para o estudo de coautoria, fundamentado na análise de redes sociais científicas estabelecidas entre os autores. Entrevista nove pesquisadores do Programa para compreender motivações e visualizar as relações de colaboração. Observa a tendência de organização coletiva da Ciência. Destaca como motivações mais importantes dos pesquisadores em prol da colaboração a possibilidade de enfrentar grandes problemas de pesquisa, a obtenção e/ou ampliação de fomento, o processo de validação nos trabalhos realizados em grupo e a possibilidade de avaliar previamente os produtos de pesquisa em relação às instâncias avaliadoras.
keywords: Colaboração Científica
Redes Sociais Científicas
Medicina Tropical
Saúde Tropical
Produção Científica
Bibliometria
Motivações para a Colaboração
Issue Date: 2016
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 10 - Número 1

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7.pdf817.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.