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Autor | Medrado, Cylene Siqueira | |
Autor | Nunes Sobrinho, Francisco de Paula | |
Fecha de acceso | 2017-01-26T18:15:25Z | |
Fecha de disponibilización | 2017-01-26T18:15:25Z | |
Fecha de publicación | 2016 | |
Referencia | MEDRADO, Cylene Siqueira; NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula. Evidência científica para intervenções em crianças com Síndrome de Down. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 1-12, abr./jun. 2016. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16958 | |
Resumen en Portugués | A partir dos resultados de estudos, conduzidos no período 2009-2013, para identificar evidências científicas eficazes das intervenções fonoaudiológicas – em linguagem oral ou escrita – em crianças com síndrome de Down, apenas uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi encontrada. Esses dados sugerem a necessidade de se conduzir pesquisas, para fomentar outras revisões sistemáticas, concebidas como investigações que reúnem, analisam e sintetizam estudos primários para identificar evidências científicas que contribuam para o êxito de intervenções em crianças com problemas fonológicos. Para tanto, foram rastreadas 554 RSL, e encontrada apenas uma que trata de intervenções relacionadas à consciência fonológica, reconhecidas como eficazes para melhoria do desempenho em leitura oral. Pesquisadores de RSL recomendam aperfeiçoar seu uso para a prática clínica e sugerem novos estudos que utilizem o delineamento de pesquisa experimental intrasujeito. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Derechos de autor | open access | en_US |
Palabras clave en Portugués | Síndrome de Down | en_US |
Palabras clave en Portugués | Revisão sistemática da literatura | en_US |
Palabras clave en Portugués | Prática clínica baseada em evidências | en_US |
Palabras clave en Portugués | Bibliometria | en_US |
Palabras clave en Portugués | Fonoaudiologia | en_US |
Título | Evidência científica para intervenções em crianças com Síndrome de Down | en_US |
Título alternativo | Scientific evidence to interventions in children with Down’s Syndrome | en_US |
Título alternativo | Evidencia científica para intervenciones en niños con Síndrome de Down | en_US |
Tipo del documento | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v10i2.1023 | |
Resumen en Inglés | From results of studies conducted in the period 2009-2013, to identify scientific evidence of the effectiveness of interventions in oral or written language in children with Down syndrome, only one systematic review of the literature was found. These data suggest the need to conduct researches to feed others systematic reviews about the matter, namely, investigations that gather, analyze and synthesize primary studies to identify scientific evidences that contribute to success of interventions in children with phonological problems. In this regard, 554 RSL were examined, and only one of them deal with phonological awareness and related intervention, recognized as effective to improve the performance of oral reading. Researchers recommend enhance the use of systematic reviews of literature for clinical practice and suggest further studies using single-subject design. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | A partir de los resultados de estudios realizados en el periodo 2009-2013 para identificar evidencias científicas de la eficacia de intervenciones, en lenguaje oral y escrito, en niños con Síndrome de down, fue encontrada solo una revisión sistemática de la literatura. Esos datos sugieren la necesidad de realizarse investigaciones para fomentar revisiones sistemáticas de la literatura (RSL), concebidas como investigaciones que reúnen, analizan y sintetizan estudios primarios para la identificación de evidencias científicas que contribuyan al éxito de intervenciones en ninõs com problemas fonológicos. Para tanto, fueron rastreadas 554 RSL siendo encontrada solo una que trata de las intervenciones relacionadas con la conciencia fonológica, reconocidas como eficaces para mejorar el desempeño en lectura oral. Investigadores de RSL recomiendan perfeccionar su uso para la práctica clínica y sugieren nuevos estudios que utilizen el diseño intrasujeto. | en_US |
Afiliación | Universidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Juiz de Fora, MG, Brasil. | |
Afiliación | Universidade Católica de Petrópolis. Curso de Pós-graduação em Psicologia. Petrópolis, RJ, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | Down Syndrome | en_US |
Palavras clave en Inglês | Systematic review of the literature | en_US |
Palavras clave en Inglês | Evidence-based practice | en_US |
Palavras clave en Inglês | Bibliometrics | en_US |
Palavras clave en Inglês | Speech therapy | en_US |
Palavras clave | Síndrome de Down | en_US |
Palavras clave | Revisión sistemática de la literatura | en_US |
Palavras clave | Práctica clínica basada en evidencias | en_US |
Palavras clave | Bibliometría | en_US |
Palavras clave | Fonoaudiología | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 |