Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16964
Title: “Você faz o que te faz feliz?” Então, “abra a felicidade”: as semelhanças entre as narrativas publicitárias e os relatos sobre trajetórias profissionais
Authors: Siciliano, Tatiana Oliveira
Affilliation: Pontifícia Universidade Católica, Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Rio de Janeiro, Brasil.
Abstract: Este artigo propõe uma reflexão sobre como a categoria felicidade e a ideia de bem-estar estão entranhadas na lógica do consumidor moderno, a partir da comparação de 20 depoimentos sobre trajetórias profissionais de pessoas provenientes das camadas médias urbanas que mudaram de profissão, narrativas publicitárias e happy ending de telenovelas. Minha hipótese é de que existem semelhanças entre as narrativas dos que mudaram intencionalmente de profissão e a lógica do consumidor, pois o consumo pode ser visto como um configurador de identidades. As metamorfoses nas profissões aspiram a experiências mais autênticas e à conquista da felicidade e do bem-estar. Assim, além de prover o sustento, o trabalho deve ‘expressar os próprios trabalhadores’.
keywords: Trajetórias Profissionais
Narrativas Individuais Sobre Felicidade
Propaganda em Televisão
Subjetividade
Consumo
Issue Date: 2016
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 10 - Número 2

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
16.pdf359.65 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.