Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17028
Title: Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta para a formação de Técnicos em Laboratórios de Saúde Pública
Authors: Lopes, Renato Matos
Pinho, Luis Antonio de
Filho, Moacelio Veranio Silva
Alves, Neila Guimarães
Alves, Luiz Anastacio
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil.
Brasil
Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP) propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos, a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).
keywords: Educação Profissional em Saúde
Educação Profissionalizante
Currículo
Aprendizagem Ativa
Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública
Saúde Pública
Issue Date: 2015
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 9 - Número 2

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11.pdf692.97 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.