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04 Educação de qualidadeCollections
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COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: O CONCEITO REVELADO EM ESTUDOS DA ÁREA DA SAÚDE
Alfabetización informacional: el concepto revelado en estudios en el área de salud
Formação do conceito
Ciências da saúde
Classificação
Questionários
Formación del concepto
Ciencias de la salud
Clasificación
Cuestionarios
Alternative title
Information literacy: the concept captured from studies on healthAlfabetización informacional: el concepto revelado en estudios en el área de salud
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O conceito de “information literacy” (IL), competência em informação (CI), vem sendo modificado desde o seu surgimento em 1974. O objetivo deste artigo é analisar o uso desse conceito nos estudos da área da saúde. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica na Medline/PubMed nos anos 1998-2010. Buscou-se o seu emprego e/ou seus aspectos nos textos e questionários dos estudos selecionados. Entre os resultados obtidos, foi possível observar que, em 26 estudos, quatro empregaram a expressão IL e 22 usaram outros termos. Os estudos mais alinhados com esse conceito contaram com bibliotecários como autores ou colaboradores. Embora a expressão IL tenha sido empregada somente em quatro trabalhos, nos outros 22 a intenção de se investigar a CI estava implícita. Como a base Medline é voltado para a área da saúde, acreditamos ser possível que os autores que optaram por não usar a expressão tivessem em vista o contexto da publicação, ou então desconhecessem o conceito teórico. Sua incorporação, entretanto, é realidade nas áreas das ciências da saúde.
Abstract
The concept of information literacy (IL) has evolved since its birth in 1974. This article analyzes the employment of the IL concept within studies in the health sciences. For this purpose, we have used the bibliographic search on Medline/PubMed throughout 1998-2010. Both IL and aspects of IL on texts and questionnaires of selected articles were examined. From 26 studies, four applied the expression IL and 22 applied different terms. The studies that seemed to investigate aspects more tied to the concept of IL had librarians as authors or collaborators. Although the IL term has only been employed in four studies, the intention of investigating IL was implicit on the remaining 22 studies. Since Medline indexes the health science literature, we believe that the authors preferred not to use the term IL or, perhaps, they were not aware of its particular concept. The incorporation of IL into Medline's MeSH vocabulary indicates that IL has been assimilated by the health sciences.
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El concepto de “information literacy” (IL), o alfabetización informacional (ALFIN), ha sido gradualmente alterado desde su surgimiento en 1974. Este artículo tiene por objetivo analizar el uso del concepto de ALFIN en estudios en el área de salud. El método de trabajo ha sido una investigación bibliográfica en el Medline/PubMed de los años 1998-2010. Se buscó su uso o aspectos de ALFIN en el texto y cuestionarios de los respectivos estudios. De los 26 estudios seleccionados, cuatro emplearan el término IL y otros términos fueron identificados en los demás. Bibliotecarios escribieron los estudios más relacionados con el concepto tradicional de ALFIN o fueron sus colaboradores. Aunque el término ALFIN ha sido usado en pocos trabajos, los demás tenían implícita la intención de investigarlo ese término. Porque Medline se centra en el área de salud, nosotros creemos que los autores han escogido no usar lo término ALFIN teniendo en cuenta el contexto de la publicación o quizá porque, no tenían conocimiento del concepto teórico. Asimismo, su incorporación en el área de ciencias de la salud ya es realidad.
Keywords in Portuguese
Competência em informaçãoFormação do conceito
Ciências da saúde
Classificação
Questionários
Keywords in Spanish
Alfabetización informacionalFormación del concepto
Ciencias de la salud
Clasificación
Cuestionarios
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