Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17124
Title: Adoção de padrões para Registro Eletrônico em Saúde no Brasil
Authors: Araujo, Tiago Veloso
Pires, Silvio Ricardo
Bandiera-Paiva, Paulo
Affilliation: Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, Grupo Interdisciplinar de Ciências Exatas em Saúde, São,Paulo, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Informática em Saúde, São Paulo, Brasil.
Abstract: Registro Eletrônico de Saúde (RES) constitui um conjunto de informações de saúde e assistência de um paciente durante a sua vida. Além de conter informações que guiarão todos os procedimentos, exames e consultas desse paciente, um RES também pode ser utilizado como fonte de informações a respeito de toda a sociedade, através de levantamentos epidemiológicos e dados demográficos de grupos ou regiões. Para garantir a interoperabilidade entre os diferentes sistemas e, consequentemente, entre registros gerados em diferentes instituições e hospitais, o desenvolvimento de um RES deve adotar alguns padrões para seus dados.  O Ministério da Saúde do Brasil regulamentou o uso de alguns padrões para RES através da Portaria nº 2.073, de 31 de agosto de 2011. Este artigo apresenta  um estudo sobre os principais padrões e terminologias mencionados nessa Portaria, que são o HL7 e o CDA, o modelo de arquétipos da Fundação openEHR e ISO 13606-2, a TISS e o DICOM, e as terminologias SNOMED-CT, LOINC e CID-10 . INFORMAÇÕES DO ARTIGOSubmetido: 13.dez.2013  Aceito: 10.out.2014   Publicado: 19.dez.2014Conflito de interesses: Não há.Fontes de financiamento: Artigo elaborado a partir de projeto de pesquisa com financiamento da Capes.Contribuição autoral: Araujo TV: Planejamento do trabalho; análise e interpretação das evidências; redação. Pires SR: Planejamento do trabalho; desenho do estudo; revisão das versões preliminares e definitiva. Bandiera-Paiva P: Concepção; planejamento do trabalho; desenho do estudo; aprovação da versão final.
keywords: Assistência à Saúde
Padrão Hl7
Registro Eletrônico de Saúde
Loinc
Sistemas de Registro de Ordens Médicas
Interoperabilidade
Sistemas de Informações de Saúde
Issue Date: 2014
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 8 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10.pdf303.49 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.