Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17129
Title: Futuro da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção industrial de biofarmacêuticos no Brasil
Authors: Mota, Fabio Batista
Cassiolato, José
Gadelha, Carlos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR). Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Rio de Janeiro, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Rio de Janeiro, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil
Abstract: Este artigo tem por objetivo gerar informação qualificada acerca do futuro da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da produção industrial de biofarmacêuticos no Brasil, com foco em anticorpos monoclonais (mAbs - monoclonal antibodies) anticâncer. Conduziu-se um web survey com informantes-chave da academia, empresas e governo, voltado a conhecer as suas expectativas sobre a evolução do tema no Brasil em um horizonte de 15 anos (2013-2027). Os resultados sugerem uma expectativa favorável com relação tanto ao desenvolvimento da indústria farmacêutica na área biotecnológica, quanto ao alcance dos resultados esperados das políticas federais de estímulo à área do Complexo Industrial da Saúde. Por outro lado, as expectativas não são tão elevadas quanto à apropriação da tecnologia de mAbs anticâncer. Espera-se, ainda, ser alta tanto a difusão da tecnologia quanto a viabilidade para sua comercialização. Em certa medida, os resultados sugerem que se espera o agravamento da dependência brasileira de conhecimento e tecnologia anticâncer produzida no exterior.INFORMAÇÕES SOBRE O ARTIGOSubmetido:  22.jan.2014    Aceito: 30.out.2014           Publicado: 19.dez.2014Conflitos de interesse: Declaram ainda não haver conflitos de interesse.Contribuição dos autores: F. B. Mota contribuiu na concepção do trabalho, planejamento do estudo, método, análise e interpretação das evidências e redigiu o artigo, bem como aprovou a versão final. J. E. Cassiolato e C. A. G. Gadelha contribuíram na concepção do trabalho, no planejamento do estudo, método e revisão das versões preliminares e definitiva do artigo, bem como aprovaram a versão final.Agradecimentos: Os autores agradecem ao apoio financeiro da Finep, ao apoio institucional da UFRJ e da Fiocruz, aos respondentes do web survey e à inestimável colaboração de Adriana Soares, responsável pelo contato com os respondentes e acompanhamento dos processo de preenchimento do questionário online.
keywords: Estudos de Prospecção Tecnológica
Survey
Indústria Farmacêutica
Biofarmacêuticos
Anticorpos Monoclonais
Câncer
Issue Date: 2014
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 8 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4.pdf516.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.