Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17195
Title: Gestão do conhecimento aplicada à Saúde Pública: uma reflexão sobre os laboratórios públicos produtores de imunobiológicos
Authors: Fonseca, Bruna de Paula
Fonseca, Marcus Vinicius de Araújo
Affilliation: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), na área de Gestão do Conhecimento e Inovação. Bióloga, mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ, atua como tecnologista em Bio-Manguinhos (Fiocruz/RJ)
Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Ciências na COPPE/UFRJ, Graduado em Engenharia Química, Professor e pesquisador do Instituto de Química da UFRJ e do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.
Abstract: O recente desenvolvimento do cenário internacional na área de imunobiológicos trouxe a oferta contínua, pelas multinacionais, de novos produtos, com alto valor agregado, para a saúde pública. Diante deste quadro, os laboratórios públicos produtores precisam adquirir maior velocidade de inovação para manter-se como laboratórios estratégicos para a política de saúde pública e de desenvolvimento industrial e tecnológico do Governo. Para auxiliar esse processo é preciso gerenciar e compartilhar continuamente conhecimentos de todos os tipos, para necessidades existentes e emergentes, visando identificar e explorar a dinâmica dos repositórios de conhecimento preexistentes e adquiridos por essas organizações para desenvolver novas oportunidades e garantir sua sustentabilidade. Nesse sentido, este artigo se propõe a trazer uma reflexão sobre a aplicação da gestão do conhecimento e do compartilhamento de conhecimento como mecanismos essenciais de estímulo à inovação em laboratórios públicos produtores de imunobiológicos. 
keywords: Gestão do Conhecimento
Saúde Pública
Inovação
Laboratórios Públicos Produtores
Redes
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 2 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11.pdf231.38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.