Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17204
Title: OpenPACS – Sistema Open Source para Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas: Relato de Experiência em um Hospital Universitário
Authors: Filho, Jose Macedo Firmino
Valentim, Ricardo
Ribeiro, Marcel
Cavalcanti, Leila
Affilliation: Graduação em Engenharia de Computação pela UFRN, mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. Doutorando em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN.
Graduação em Bacharelado em Sistema de Informação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Professor do Departamento de Engenharia Biomédica da UFRN.
Graduando em Engenharia de Computação na UFRN
Graduando em Engenharia Biomédica na UFRN
Abstract: O Brasil institucionalizou o direito à saúde a todos por meio da promulgação da Constituição Federal de 1988. Entretanto, dificuldades contrapõem-se a garantirmos este direito, e entre essas estão a complexidade no gerenciamento dos dados dos pacientes e o acesso a médicos especialistas em determinadas regiões do país. Uma nova solução, chamada PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas), a qual visa minimizar essas adversidades, está sendo discutida na comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo descrever o OpenPACS e apresentar um relato de experiência de sua utilização no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Esse sistema foi desenvolvido para apoiar a gestão hospitalar através da redução dos custos e auxílio no gerenciamento dos dados dos pacientes, e para permitir o diagnóstico a distância. No HUOL foi observada uma redução dos custos, melhoria no gerenciamento dos dados dos pacientes, redução das taxas de repetição de exames, facilitação de acesso aos dados dos exames e melhoria no fluxo de trabalho clínico. Acreditamos que esse sistema poderá ser utilizado por outros hospitais públicos para melhorar a eficiência, permitir o diagnóstico a distância, diminuir as listas de espera e melhorar o atendimento aos pacientes. 
keywords: Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas (PACS)
OpenPACS
telediagnóstico
Informática em Saúde Pública.
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 2 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8.pdf401.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.