Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17205
Title: BioSUS: uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação para a gestão do SUS em Maceió
Authors: Lima, Wilson Felipe do Santos
Silva, José Romulo Ribeiro da
Machado, Aydano Pamponet
Bittencourt, Ig Ibert
Lyra, João Marcelo de Gusmão
Affilliation: Analista de rede na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió
Graduação em Ciêncais da Computação. Especialização em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, Brasil. Analista de Sistemas do Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
Graduação em Ciência da Computação. Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE e Doutorado em Ciência da Computação pela Université Pierre et Marie Curi. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento da UFAL e professor do Instituto de Computação da UFAL.
Graduado em Análise de Sistemas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL , doutorado em Ciência da Computação pela UFCG e pós-doutorando pela Unicamp
Graduação em medicina pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Especialização - Residência médica e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
Abstract: Uma das maiores dificuldades do gestor municipal do Sistema Único se Saúde (SUS) é monitorar, auditar e gerenciar um grande número de atendimentos/procedimentos realizados. Os dados desses atendimentos, em sua maioria, são gerados por sistemas que não se comunicam, e ou registrados em papel. Neste contexto, a compilação destes dados torna-se ineficiente, sendo comum perdas e inconsistências. Este artigo apresenta a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió de consolidar e dar transparência as informações de sua rede de saúde pública através do sistema BioSUS. Trata-se de um sistema Web que mantém os dados centralizados, com capacidade para compilar e disponibilizar as informaçõesregistradas. Tal sistema utiliza a biometria digital para confirmação e validação, em tempo real, do atendimento realizado na rede SUS. 
keywords: Biosus
Biometria
Informática em Saúde Pública, Gestão em Saúde
Tecnologia da Informação
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 2 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9.pdf281.47 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.