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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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INCUBADORA DE CURSOS À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA FIOCRUZ E A POSSIBILIDADE DE UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTEGRADO PARA O SUS
Educação à distância
Educação não-formal
Conectivismo
Comunidades de aprendizagem e prática
Distance education
Non-formal education
Connectivity
Learning and practice communities
Alternative title
Incubator for distance courses: an experiment within FIOCRUZ and the possibility of an integrated education process for SUSAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Agência Nacional de Saúde Suplementar. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universität Paderborn. Paderborn, North Rhine-Westphalia, Germany.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Vital Brasil. Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Diretoria de Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Agência Nacional de Saúde Suplementar. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universität Paderborn. Paderborn, North Rhine-Westphalia, Germany.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Vital Brasil. Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Diretoria de Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O processo de capacitação e atualização dos participantes do Sistema Único de Saúde (SUS) - tanto de profissionais com mestrado e/ou doutorado, quanto de auxiliares, agentes sanitários, cuidadores, promotores, técnicos de saúde pública, membros de organizações populares e ONGs dedicados a atividades relacionadas a área - assim como a educação em saúde da população têm se demonstrado um desafio, seja pela dificuldade de oferecer capacitação de forma presencial, pelas distâncias continentais do Brasil, seja pelo caráter diferenciado dos participantes. O Ensino a Distância (EAD) tornou-se um recurso efetivo em todos os níveis e modalidades de ensino, aprendizagem e capacitação, pois oferece oportunidades de enfrentar este desafio também em regiões críticas e de difícil acesso. Relatamos o processo de criação de uma incubadora de cursos a distância que pretende dar suporte a diversas iniciativas na educação formal e não-formal, para aumentar a oferta de vagas e serviços educacionais e contribuir com a promoção da Saúde. Tais cursos caracterizam-se pela flexibilidade de horário e diversidade de metodologias e iniciativas, educando e formando trabalhadores e cidadãos no sistema de saúde em todo o País. A experiência que analisamos aqui aponta para uma reflexão sobre as transformações no processo educacional e possíveis reflexos no SUS, aumentando sua integração.
Abstract
It is challenging to provide training and continuing education for the participants in the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS) as well as to provide health education to the population because of the difficulties in providing face-to-face training considering the continental-size of Brazil and because of the distinct needs of the participants. SUS includes not only professionals with Master’s and / or PhD degrees but also auxiliary workers, health surveillance agents, caregivers, promoters, public health technicians, members of populationbased organizations and NGOs dedicated to health-related activities. Distance learning (DL) is effective for all levels and types of education, learning and training and provides an opportunity to address this challenge in critical regions and regions that are difficult to access. We described the process of creating an incubator for developing distance courses, which support various formal and non-formal education initiatives that aim to increase the number of vacancies and educational services and contribute to health promotion initiatives by offering flexible hours and diverse methodologies and initiatives, educating and training workers and citizens about the health system across the country. The experiment we reviewed here includes a reflection on the transformation in the educational process and the possible effects on SUS as integration increases.
Keywords in Portuguese
IncubadoraEducação à distância
Educação não-formal
Conectivismo
Comunidades de aprendizagem e prática
Keywords
IncubatorDistance education
Non-formal education
Connectivity
Learning and practice communities
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