Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17216
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA DE SAÚDE BUCAL EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA PARA EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Saúde bucal
Educação à distância
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Sistema Único de Saúde
Oral health
Long distance education
Active teaching and learning methodologies
United Health System
Alternative title
Reporting of teaching experience in the discipline of oral health in a distance specialization course for family healthcare teamsAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Iguaçu. Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Nova Iguaçu, RJ, Brasil / Prefeitura de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Serviço Social do Comércio. Departamento Nacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Secretaria de Estado de Saúde. Posto de Atendimento Médico Cavalcanti. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Iguaçu. Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Nova Iguaçu, RJ, Brasil / Prefeitura de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Serviço Social do Comércio. Departamento Nacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Secretaria de Estado de Saúde. Posto de Atendimento Médico Cavalcanti. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência docente dos coordenadores e de três tutores da disciplina de Saúde Bucal de um curso de especialização a distância para equipes da Estratégia de Saúde da Família e sua percepção sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento da disciplina, a partir da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso junto aos participantes. Destaca-se, como conclusão deste estudo, que o desenvolvimento da disciplina de Saúde Bucal oportunizou a reflexão dos dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, por trabalharem com um conceito ampliado de saúde, e contribuiu para o planejamento das ações destes profissionais no território. Neste sentido, a formação, facilitada pela plataforma virtual de aprendizagem, correspondeu à ideia de que o objetivo da ação educativa deveria estar voltado para a criação de um espaço de diálogo entre educadores e educandos, integrando demandas e conhecimentos de diferentes sujeitos para a elaboração de conceitos coletivos, num processo de construção compartilhada do conhecimento.
Abstract
This paper presents the teaching experiences of oral health coordinators and three teachers in a distance specialization course for teams in the Family Health Strategy and their perceptions about the development of the discipline. A final report was prepared together with the participants. The participants concluded that the development of the discipline of oral health provided an opportunity for the dentists participating in the Family Health Strategy to reflect on a broader concept of health and contributed to the planning of their territorial activities. In this sense, the training, which used a virtual learning platform, reflected the idea that the goal of education should be to create a dialogue between teachers and students so that the needs and knowledge of different subjects can be integrated into collective concepts in a sharedknowledge construction process.
Keywords in Portuguese
Saúde da famíliaSaúde bucal
Educação à distância
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Sistema Único de Saúde
Keywords
Family healthOral health
Long distance education
Active teaching and learning methodologies
United Health System
Share