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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17224
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO SUS NA MACRORREGIÃO OESTE, EM SANTA CATARINA
Educação continuada
Gestão em saúde
Trabalho em saúde
Sistema Único de Saúde
Author
Affilliation
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação Superior do Oeste. Departamento de Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação Superior do Oeste. Departamento de Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação Superior do Oeste. Departamento de Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação Superior do Oeste. Departamento de Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação Superior do Oeste. Departamento de Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Dentre os desafios à gestão do Sistema Único da Saúde (SUS) estão o planejamento e a execução de ações a fim de garantir a atenção integral à saúde. Nesta direção, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) contribui para a produção do conhecimento e análise dos diversos contextos implicados no processo de trabalho, de acordo com a realidade local. O estudo teve por objetivo conhecer a percepção dos gestores do SUS, na Macrorregião Oeste de Santa Catarina, em relação ao conceito de Educação Permanente em Saúde (EPS). As informações foram produzidas mediante entrevistas semiestruturadas com 12 gestores, as quais foram gravadas, transcritas e registradas. A análise ocorreu mediante a proposta operativa para análise de dados qualitativos de Minayo (2010). As informações foram assim categorizadas: Educação Permanente como aperfeiçoamento da prática laboral e Conceito de Educação Permanente: aproximações e distanciamentos. A investigação aponta que, para que a EPS se consolide como estratégia política, operadora das mudanças na prática de atenção à saúde, será preciso maior compreensão e envolvimento dos gestores nesse processo.
Keywords in Portuguese
Educação permanenteEducação continuada
Gestão em saúde
Trabalho em saúde
Sistema Único de Saúde
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