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Title: Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Authors: Ferla, Alcindo Antônio
Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
Affilliation: Médico, doutor em educação (UFRGS), professor adjunto da UFRGS com atuação no Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, coordenador da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS.
Biólogo, mestre em Ciências da Saúde - Cardiologia (HCPA), bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria executiva da coordenação nacional do projeto VER-SUS.
Enfermeira, mestre em enfermagem (UFRGS), bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria executiva da coordenação nacional do projeto VER-SUS.
Sanitarista, doutoranda em Saúde Pública (USP).
Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
Bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS. Membro da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do projeto VER-SUS.
Abstract: As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
keywords: Vivências e Estágios
Educação Permanente em Saúde
Ensino das
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 4

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