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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17228
VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APRENDIZAGEM DE UMA SAÚDE QUE REQUER INTEGRALIDADE E TRABALHO EM REDES COLABORATIVAS
Educação permanente em saúde
Ensino das profissões da saúde
Trabalho em saúde
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil / Rede Unida. Secretaria Executiva. Projeto VER-SUS. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
Keywords in Portuguese
Vivências e estágiosEducação permanente em saúde
Ensino das profissões da saúde
Trabalho em saúde
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