Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17229
Title: Do VER-SUS: do que é, do que foi e do que ficou
Authors: Burille, Andreia
Matos, Izabella Barison
Filho, Carlos Alberto Rodrigues Morrudo
Mello, Claudia Cássia Silva
Silva, Jussemara Souza da
Affilliation: Enfermeira vinculada a Rede Governo Colaborativo em Saúde, doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.
Assistente Social, mestre em Sociologia, Doutora em Ciências - Saúde Pública, Professora Adjunta II do Bacharelado em Saúde Coletiva e da Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol)- UFRGS.
Psicólogo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- UFRGS.
Bacharel em Saúde Coletiva- UFRGS.
Graduanda em Medicina- UFRGS.
Abstract: Este ensaio traz reflexões sobre a formação profissional incitada pela participação no VERSUS, com foco nas vivências em Lages (SC), julho/2011 e fevereiro/2012. A intenção é registrá-las a partir dos diferentes olhares de estudantes de graduação (Biomedicina, Odontologia, Direito, Psicologia, Enfermagem, Ciências Sociais, Farmácia, Serviço Social, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Medicina) da UNICRUZ, UFRGS, PUCRS, ULBRA e UNIPLAC. As vivências aconteceram em diferentes espaços. Diariamente realizavam-se avaliações coletivas e registros no portfólio virtual. Na avaliação final – devolutiva com a presença da Reitoria e de representantes da Secretaria da Saúde do Município de Lages (SC) foram apresentados vídeo e mandala, expressando o aprendizado do grupo de estudantes e professores, representativos do aporte de conhecimento proporcionado. O VERSUS mostrou-se um instrumento deflagrador do (re) repensar a formação de discentes e docentes que atuam, ou gostariam de atuar, na saúde coletiva. Concluímos a vivência produzindo o encontro entre segmentos de universidades de dois estados da região sul e representantes dos serviços de saúde de Lages; ocasião em que, pelas falas, percebeu-se forte interatividade. Foi criado um espaço que revelou tensionamento dos saberes, o qual resultou em outros desdobramentos, entre eles trabalhos acadêmicos e  profissionais, cujo pano de fundo foi colocar em análises as práticas referentes ao SUS.
keywords: Sistema Único de Saúde
Ver-SUS
Formação de Profissionais de Saúde
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5.pdf220.96 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.