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Title: Análise do Sistema Municipal de Saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil
Authors: Silva, Antonio Uelton de Araújo da
Cavalcante, Ana Suelen Pedroza
Rodrigues, Jéssica Alexia do Monte
Lopes, Francisca Charliane Almiro
Neto, Filomeno Bastos de Mesquita
Matias, Manuelle Maria Marques
Ponte, Hermínia Maria Sousa da
Affilliation: Discente do curso de enfermagem, 10ª semestre das Faculdades Nordeste(Fanor), Fortaleza-CE.
Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 6º semestre –UVA. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto BPI – FUNCAP.
Discente do curso farmácia, 6 º semestre. Faculdade INTA- Instituto Superior de Teologia Aplicada.
Discente do curso de Psicologia, 10ª período Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte-CE.
Discente do curso Medicina , 6ª período Centro Universitário Christus, Fortaleza-CE
Enfermeira, Gerente do Centro de Saúde da Família Sinhá Sabóia em Sobral-CE.
Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Docente da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia- EFSFVS e do Curso de Enfermagem das Faculdade INTA- Instituto Superior de Teologia Aplicada
Abstract: O presente trabalho tem objetivo realizar uma análise do sistema municipal de saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil, fazendo uma retrospectiva da criação do SUS, bem como relatando a experiência dos participantes. Nesse sentido, uma das estratégias criadas para que os estudantes tivessem uma apropriação dos atuais desafios posto ao quadrilátero da saúde (ensino - serviço - gestão - controle social), numa perspectiva interdisciplinar, é através das Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde - VERSUS. Vivenciar experiências no SUS é uma forma de aproximar e sensibilizar os estudantes frente à realidade desse sistema e de seus desafios. Conclui-se que apesar de existirem algumas fragilidades, realidade vivenciada em todo Brasil, percebeu-se que o sistema de saúde do município em questão é organizado, onde os níveis de atenção funcionam em sintonia. Através do VER-SUS foi evidenciado que quando conhecimentos diversos se unem há uma otimização de aprendizado e as pessoas envolvidas nesse processo se tornam mais humanizadas, sensíveis à percepção do sistema de saúde, identificando suas potencialidades e fragilidades.
keywords: Educação em Saúde
SUS
Saúde Coletiva
Instituições Acadêmicas
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 7 - Número 4

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