Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17277
Title: Uma abordagem de educação para saúde a partir da informação científica e tecnológica
Authors: Guimarães, Maria Cristina Soares
Silva, Cícera Henrique da
Santana, Rosane Abdala Lins de
Affilliation: (LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.
(LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.
(LICTS, Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ.
Abstract: Este artigo descreve a abordagem epistemológica que norteou o lançamento do primeiro curso de PósGraduação Lato Sensu de Informação Científica e Técnológica em Saúde no Brasil. Apesar das evidências do papel fundamental desempenhado pelos recursos humanos, em qualquer sistema de saúde, as nações em todo o mundo enfrentam um crescente gap entre os desafios para melhorar a saúde e a capacidade do pessoal de saúde para atendê-las. Isto é mais crucial em relação à tradução de pesquisa em prática. Portanto, o desenvolvimento de competências específicas para gerir informação científica e tecnológica surgiu como uma prioridade na agenda política. Baseada principalmente na perspectiva da ciência da informação, o curso já formou desde a sua implantação 272 profissionais de saúde, com perfis profissionais variados e oriundos de diversos contextos de prática da saúde e coloca um papel importante na parceria e colaboração em um ambiente que valorize a aprendizagem contínua. Esta diversidade proporcionou uma série de propostas criativas e inovadoras, com um profundo sentido de responsabilidade social
keywords: Educação em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Issue Date: 2012
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 6 - Número 2 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7.pdf119.8 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.