Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17324
OS SENTIDOS DA SAÚDE NAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS IMPRESSAS
Oliveira, Valdir de Castro | Date Issued:
2013
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O propósito deste trabalho foi o de analisar os sentidos produzidos pela mídia jornalística impressa sobre a saúde relacionando-os com razões editoriais e socioculturais que orientam suas estratégias narrativas. O nosso pressuposto é o de que os temas da saúde ganham espaços cada vez maiores nestas mídias e, ao serem midiaticamente codificados, constroem diversos imaginários sobre a saúde e a doença apontando para os fatores de risco e, em contrapartida, indicando comportamentos corretos e exemplares a serem seguidos pelos leitores para se ter uma vida feliz e saudável. Para entender estas operações discursivas, analisamos textos sobre saúde publicados em 2011 no jornal Folha de S. Paulo e nas revistas Veja e CartaCapital.
Share