Author | Marin, Maria José Sanches | |
Author | Gomes, Romeu | |
Author | Marvulo, Marilda Marques Luciano | |
Author | Primo, Elisabete Medeiros | |
Author | Barbosa, Pedro Marco Karan | |
Author | Druzian, Suelaine | |
Access date | 2011-03-23T21:26:27Z | |
Available date | 2011-03-23T21:26:27Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | MARIN, Maria José Sanches et al. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface Comun. Saúde Educ., Botucatu, SP, v. 14, n. 33, p. 331-344, abr./jun. 2010. | pt_BR |
ISSN | 1807-5762 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1735 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho objetiva avaliar os resultados de uma experiência de pós-graduação multiprofissional em saúde ancorada em metodologias ativas, a partir da ótica de seus egressos. O desenho metodológico consiste numa pesquisa avaliativa que articula as abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, trabalha-se com questionário estruturado, entrevista semiestruturada e grupo focal. O tratamento quantitativo dos dados consiste na descrição frequencial, utilização do Teste Quiquadrado e extensão do Teste Exato de Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se o método de interpretação de sentidos baseado nas perspectivas hermenêuticadialética. Dentre os principais resultados destaca-se a significativa positividade atribuída ao curso. Também foram constatados limites na aplicação dos resultados do curso na prática profissional, sobretudo por conta de questões estruturais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas pode contribuir para a formação profissional, em nível de pósgraduação, mais alinhada à atual política nacional de saúde. | pt_BR |
Sponsorship | Fapesp | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundaçao UNI | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.relation.isbasedon | ALMEIDA, C. Cursos de capacitação em saúde pública: protocolo de avaliação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. ALMEIDA FILHO, N. Transdisciplinaridade e saúde coletiva. Cienc. Saude Colet., v.11, n.1/2, p.5-20, 1997. ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção pesquisa qualitativa). ARANHA, M.L.A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1989. AGRESTI, A. Categorical data analysis. New York: Wiley Interscience, 1990. ASSIS, S.G. et al. Definição de objetivos e construção de indicadores visando à triangulação. In: MINAYO, M.C.S.; ASSIS, S.G.; SOUZA, E.R. (Orgs.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p.105-32. BARROWS, H.S.; TAMBLYN, R.M. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer, 1980.BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes cominhos? Interface – Comunic., Saude, Educ., v.2, n.2, p.139-54, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial n.45, de 12 de janeiro de 2007. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jan. 2007. Seção 1, p.28. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília: Ministério da Saúde, 1998. CAMPOS, G.W.S.; AMARAL, M.A. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Cienc. Saude Colet., v.12, n.4, p.849-59, 2007. CYRINO, E.G.; TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensinoaprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saude Publica, v.20, n.3, p.780-8, 2004. CUNHA, G.T. A construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo: Hucitec, 2005. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. FEUERWERKER L.C.M. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados - os casos de Marília e Londrina. São Paulo: Hucitec, 2002. GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1998. GARCIA MADRUGA, J.A. Aprendizagem pela descoberta frente à aprendizagem pela recepção: a teoria da aprendizagem verbal significativa. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 1996. p.68-78. GOMES, R. et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, M.C.S.; ASSIS, S.G.; SOUZA, E.R. (Orgs.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. p.185-221. HADDAD, Q.J.; ROSCHKE, M.A.C.; DAVINI, M.C. (Eds.). Educación permanente de personal de salud. Washington: OPAS, 1994. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1983. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2000. MACEDO, P.C.M. Desafios atuais no trabalho multiprofissional em saúde. Rev. SBPH, v.10, n.2, p.33-41, 2007. MERHY, E.E.; FEUERWERKER, L.C.M.; CECCIM, R.B. Educación permanente en salud: una estrategia para intervenir en la micropolítica del trabajo en salud. Salud Colectiva, v.2, n.2, p.147-60, 2006. MINAYO, M.C.S. Desafio do conhecimento. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 2006. MINAYO, M.C.S.; SANCHES, O. Qualitativo-quantitativo: oposição ou complementariedade? Cad. Saude Publica, v.9, n.3, p.239-48, 1993. NOVOA, C.A.T. Leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1981. SAUPE, R.; BUDO, M.L.D. Pedagogia interdisciplinar: “educare” (educação e cuidado) como objeto fronteiriço em saúde. Texto Cont. Enferm., v.15, n.2, p.326-33, 2006.PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Rev. Bras. Educ., n.12, p.5-21, 1999a. ______. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1999b. TEIXEIRA, C.F.; PAIM, J.S. Política de formação de recursos humanos em saúde: conjuntura atual e perspectivas. Divulg. Saude Debate, n.12, p.19-23, 1996. TOZONI-REIS, M.F.C. Fundamentos teóricos para uma pedagogia crítica da educação ambiental: algumas contribuições. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambú. Anais eletrônicos... Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, 2007. Disponível em: <http://www.anped.org.br/ reunioes/30ra/trabalhos/GT22-3311—Res.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2009. ZANOTTO, M.A.C.; DE ROSE, T.M.S. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Educ. Pesqui., v.29, n.1, p.45-54, 2003. | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Metodologias ativas de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Title | Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas | pt_BR |
Alternative title | Multiprofessional health-related graduate courses: results from experiences using active methodologies | pt_BR |
Alternative title | Posgrado multi-profesional en salud: resultados de experiencias utilizando metodologías activas | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | This study aimed to evaluate the results from an experience of multiprofessional health-related graduate courses based on active methodologies, from the viewpoint of its graduates. The methodological design consisted of an evaluative investigation that brought together quantitative and qualitative approaches. A structured questionnaire, semistructured interview and focus group were used as the data-gathering instruments. The quantitative treatment of the data consists in a frequency description, using the chisquare test and extension of Fisher’s exact test. In qualitative terms, the method of sense interpretation based on hermeneutic and dialectic perspectives was used. Among the main results, the significant positive reaction to the course can be highlighted. Limits to the application of the results from the course to professional practice were also seen, mainly because of structural questions. It was concluded that use of active methodologies might contribute towards professional training at postgraduate level that is better aligned with the current national healthcare policies. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El trabajo objetiva evaluar los resultados de una experiencia de posgrado multiprofesional en salud ancorada en metodologías activas a partir de la óptica de sus egresos. El diseño metodológico consiste en una investigación evaluativa que articula los planteamientos cuantitativos y cualitativos. Como instrumento de colecta de datos se trabaja con un cuestionario estructurado, entrevista semi-estructurada y grupo focal. El tratamiento cuantitativo de los datos consiste en la descripción frecuentativa, utilización del “Test Qui-Cuadrado” y extensión del “Test Exacto de Fisher”. En términos cualitativos, se ha utilizado el método de interpretación de sentidos basado en las perspectiva hermenéutica-dialéctica. Entre los principales resultados se destaca la significativa positividad atribuida al curso. También se han constatado límites en la aplicación de los resultados en la práctica profesional, principalmente a causa de cuestiones estructurales. Se concluye que la utilización de metodologías activas puede contribuir para la formación profesional en nivel de posgrado, pero en línea con la actual política nacional de salud. | pt_BR |
Affilliation | Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Faculdade de Medicina de Marília. Hospital de Clínicas. Serviço de Educação Permanente, Marília, SP, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Faculdade de Medicina de Marília. Serviço de Desenvolvimento de Pessoal e Ouvidoria. Marília, SP, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Faculdade de Medicina de Marília. Hospital de Clínicas. Serviço de Enfermagem. Marília, SP, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Estratégia de Saúde da Família. Marília, SP, Brasil. | pt_BR |
Subject | Graduate in education | pt_BR |
Subject | Evaluation | pt_BR |
Subject | Active teaching-learning methodologies | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
-
IFF - Artigos de Periódicos [1300]