Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1735
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IFF - Artigos de Periódicos [1300]
Metadata
Show full item record
PÓS-GRADUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: RESULTADOS DE EXPERIÊNCIAS UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS
Posgrado multi-profesional en salud: resultados de experiencias utilizando metodologías activas
Avaliação
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Alternative title
Multiprofessional health-related graduate courses: results from experiences using active methodologiesPosgrado multi-profesional en salud: resultados de experiencias utilizando metodologías activas
Author
Affilliation
Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Hospital de Clínicas. Serviço de Educação Permanente, Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Serviço de Desenvolvimento de Pessoal e Ouvidoria. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Hospital de Clínicas. Serviço de Enfermagem. Marília, SP, Brasil.
Estratégia de Saúde da Família. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Hospital de Clínicas. Serviço de Educação Permanente, Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Serviço de Desenvolvimento de Pessoal e Ouvidoria. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Hospital de Clínicas. Serviço de Enfermagem. Marília, SP, Brasil.
Estratégia de Saúde da Família. Marília, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho objetiva avaliar os resultados
de uma experiência de pós-graduação
multiprofissional em saúde ancorada em
metodologias ativas, a partir da ótica de
seus egressos. O desenho metodológico
consiste numa pesquisa avaliativa que
articula as abordagens quantitativa e
qualitativa. Como instrumento de coleta
de dados, trabalha-se com questionário
estruturado, entrevista semiestruturada e
grupo focal. O tratamento quantitativo
dos dados consiste na descrição
frequencial, utilização do Teste Quiquadrado
e extensão do Teste Exato de
Fisher. Em termos qualitativos, utilizou-se
o método de interpretação de sentidos
baseado nas perspectivas hermenêuticadialética.
Dentre os principais resultados
destaca-se a significativa positividade
atribuída ao curso. Também foram
constatados limites na aplicação dos
resultados do curso na prática profissional,
sobretudo por conta de questões
estruturais. Conclui-se que a utilização de
metodologias ativas pode contribuir para
a formação profissional, em nível de pósgraduação,
mais alinhada à atual política
nacional de saúde.
Abstract
This study aimed to evaluate the results
from an experience of multiprofessional
health-related graduate courses based on
active methodologies, from the viewpoint
of its graduates. The methodological
design consisted of an evaluative
investigation that brought together
quantitative and qualitative approaches. A
structured questionnaire, semistructured
interview and focus group were used as the
data-gathering instruments. The
quantitative treatment of the data consists
in a frequency description, using the chisquare
test and extension of Fisher’s exact
test. In qualitative terms, the method of
sense interpretation based on hermeneutic
and dialectic perspectives was used.
Among the main results, the significant
positive reaction to the course can be
highlighted. Limits to the application of the
results from the course to professional
practice were also seen, mainly because of
structural questions. It was concluded that
use of active methodologies might
contribute towards professional training at
postgraduate level that is better aligned
with the current national healthcare
policies.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El trabajo objetiva evaluar los resultados de una experiencia de posgrado multiprofesional
en salud ancorada en metodologías activas a partir de la óptica de sus
egresos. El diseño metodológico consiste en una investigación evaluativa que articula
los planteamientos cuantitativos y cualitativos. Como instrumento de colecta de datos
se trabaja con un cuestionario estructurado, entrevista semi-estructurada y grupo focal.
El tratamiento cuantitativo de los datos consiste en la descripción frecuentativa,
utilización del “Test Qui-Cuadrado” y extensión del “Test Exacto de Fisher”. En
términos cualitativos, se ha utilizado el método de interpretación de sentidos basado
en las perspectiva hermenéutica-dialéctica. Entre los principales resultados se destaca la
significativa positividad atribuida al curso. También se han constatado límites en la
aplicación de los resultados en la práctica profesional, principalmente a causa de
cuestiones estructurales. Se concluye que la utilización de metodologías activas puede
contribuir para la formación profesional en nivel de posgrado, pero en línea con la
actual política nacional de salud.
Keywords in Portuguese
Pós-graduação em EducaçãoAvaliação
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Share