Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Tavares, Joao Luis | |
Autor | Ribeiro, Alexandre Moretto | |
Autor | Fiorio, Mauro | |
Fecha de acceso | 2017-01-27T18:28:50Z | |
Fecha de disponibilización | 2017-01-27T18:28:50Z | |
Fecha de publicación | 2011 | |
Referencia | TAVARES, Joao Luis; RIBEIRO, Alexandre Moretto; FIORIO, Mauro. Um estudo de implantação de comunidades de prática em um portal institucional. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 1-13, set. 2011. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17370 | |
Resumen en Portugués | O conhecimento está entre os bens mais valiosos da atualidade, alçando a Gestão do Conhecimento a um patamar de destaque nas organizações. Uma das formas de aplicação da Gestão do Conhecimento é através de Comunidades de Prática, reunindo indivíduos que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um assunto, e aprofundam seu conhecimento sobre o mesmo por meio de interações. No âmbito das comunidades de aprendizagem os Ambientes Virtuais de Aprendizagem representam outra opção para prática na aplicação de gestão do conhecimento. Porém tem enfoque nos processos e gestão de ensino ou conteúdo, desconsiderando o potencial do conhecimento presente em toda a instituição. O presente trabalho apresenta uma estrutura híbrida entre AVAs e Comunidades Virtuais para oferecer suporte ao uso de Comunidades de Prática em Portais Institucionais. Este trabalho baseia-se em estudos exploratórios sobre os domínios de Comunidades de Prática e Ambientes Virtuais de Aprendizagem resultando em um “framework conceitual” das relações existentes entre as ferramentas do AVA e as interações entre membros da CoP. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. | en_US |
Derechos de autor | open access | en_US |
Palabras clave en Portugués | Comunidade de prática | en_US |
Palabras clave en Portugués | Portais institucionais | en_US |
Palabras clave en Portugués | Gestão do conhecimento | en_US |
Palabras clave en Portugués | Comunidades de aprendizagem | en_US |
Palabras clave en Portugués | Informação em saúde | en_US |
Título | Um estudo de implantação de comunidades de prática em um portal institucional | en_US |
Título alternativo | A study on the implementation of communities of practice in an institutional portal | en_US |
Tipo del documento | Article | en_US |
DOI | 10.3395/reciis.v5i3.460pt | |
Resumen en Inglés | Knowledge is among one of modern world's most precious assets, with Knowledge Management attaining a prominent level in organizations. One of the forms of Knowledge Management application lies through the Communities of Practice, which bring together individuals who share a concern, a set of problems or a passion for a subject, and who deepen their knowledge on the relevant issue through interactions. In the communities of learning realm, Virtual Learning Environments represent another option for practice in knowledge management application. However, they focus on the processes and management of teaching or content, disregarding the potential of knowledge present throughout the institution. The present work depicts a hybrid structure between the Virtual Learning Environments (VLE's) and the Virtual Communities to provide support to the use of Communities of Practice in Institutional Portals. This work is based on exploratory studies on the domains of the Communities of Practice and the Virtual Learning Environments, thereby resulting in a "conceptual framework" of the existing relations between the VLE's and the interactions between the CoP members. | en_US |
Afiliación | Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil. | |
Afiliación | Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil. | |
Afiliación | Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | Communities of practice | en_US |
Palavras clave en Inglês | Portais institucionais | en_US |
Palavras clave en Inglês | Knowledge management | en_US |
Palavras clave en Inglês | Communities of learning | en_US |
Palavras clave en Inglês | Informação em saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |