Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17370
Title: Um estudo de implantação de comunidades de prática em um portal institucional
Authors: Tavares, Joao Luis
Ribeiro, Alexandre Moretto
Fiorio, Mauro
Affilliation: Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Caxias do Sul
Abstract: O conhecimento está entre os bens mais valiosos da atualidade, alçando a Gestão do Conhecimento a um patamar de destaque nas organizações. Uma das formas de aplicação da Gestão do Conhecimento é através de Comunidades de Prática, reunindo indivíduos que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um assunto, e aprofundam seu conhecimento sobre o mesmo por meio de interações. No âmbito das comunidades de aprendizagem os Ambientes Virtuais de Aprendizagem representam outra opção para prática na aplicação de gestão do conhecimento. Porém tem enfoque nos processos e gestão de ensino ou conteúdo, desconsiderando o potencial do conhecimento presente em toda a instituição. O presente trabalho apresenta uma estrutura híbrida entre AVAs e Comunidades Virtuais para oferecer suporte ao uso de Comunidades de Prática em Portais Institucionais. Este trabalho baseia-se em estudos exploratórios sobre os domínios de Comunidades de Prática e Ambientes Virtuais de Aprendizagem resultando em um “framework conceitual” das relações existentes entre as ferramentas do AVA e as interações entre membros da CoP
keywords: Comunidade de Prática
portais Institucionais
Gestão do Conhecimento
Comunidades de Aprendizagem
Informação em Saúde.
Issue Date: 2011
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 5 - Número 3

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9.pdf193.69 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.