Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17625
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
SOBRE COAUTORIA, PRODUTIVISMO E PERFORMATIVIDADE: UM EXERCÍCIO CRÍTICO-HERMENÊUTICO
Acerca de coautoría, productivismo y performatividad: um ejercício hermenêutico y crítico
Autoria e Coautoria na Publicação Científica
Indicadores de Produção Científica
Revisão
Vilaça, Murilo Mariano | Date Issued:
2016
Alternative title
On co-authorship, produtivism, and performativity: a hermeneutic and critical exerciseAcerca de coautoría, productivismo y performatividad: um ejercício hermenêutico y crítico
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma refl exão teórica, a fi m de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação.
Abstract
In this paper, we approach the issue of academic and scientifi c collaboration through co-authorship in the current context typifi ed by the pressure to publish. From the problematization of the paper by Lopes and Costa (2012), our goal is to develop a critical-hermeneutic analysis of the subject by reviewing the literature and a theoretical refl ection, in order to provide elements for understanding of a practice seen as complex. In conclusion, we infer that the practice of co-authorship, given its importance and characterization, demand an careful and systematic theoretical and empirical approaches, which has not been done in the education fi eld.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En este artículo se aborda la cuestión de la colaboración académica y científi ca a través de coautoría en el contexto actual marcado por la presión por publicar. Al cuestionar el artículo de Lopes texto y Costa (2012), nuestro objetivo es desarrollar un análisis hermenéutico y crítica del tema mediante la revisión de la literatura y de una refl exión teórica, con el fi n de proporcionar elementos para la comprensión de una práctica considerada compleja. En conclusión, se deduce que la práctica de la coautoría, por su importancia e caracterización, requiere enfoques teóricos y análisis empíricos de manera cuidadosa y sistemática, que no se ha hecho en el área de la educación.
DeCS
EducaçãoAutoria e Coautoria na Publicação Científica
Indicadores de Produção Científica
Revisão
Share