Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17706
Title: PROFITO - Desafios e soluções de um caso de sucesso
Other Titles: PROFITO: Challenges and solutions for a successful event
Advisor: Afonso, Carmelinda Monteiro Costa
Members of the board: Afonso, Carmelinda Monteiro Costa
Monteiro, Maria Helena Durães Alves
Galvão, Marcelo Neto
Authors: Brito, Lavínia de Carvalho
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O projeto PROFITO foi criado em julho 2006 é vinculado ao Laboratório da Biodiversidade, da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF), do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), FIOCRUZ e ao Instituto Três Rios/UFRRJ, em parceria com os agricultores do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB). Esse projeto envolveu a criação de um APL para geração de trabalho e renda, através da capacitação dos agricultores sobre formas de plantio, informações técnicas e certificação dos produtos. O presente trabalho é um estudo de caso do Projeto PROFITO, na abordagem de gestão, no período de 2006 a 2015, utilizando uma metodologia qualitativa que teve como base a coleta de informações contidas em documentação indireta, a partir de uma Revisão Bibliográfica não exaustiva. Alguns dos problemas encontrados pelo PROFITO foram: a conscientização inicial dos agricultores do PEPB sobre a importância da agroecologia e do resgate do conhecimento tradicional, a obtenção dos recursos financeiros para a realização do projeto, os entraves na realização de acordos interinstitucionais entre o INEA e a FIOCRUZ e para o registro dos produtos, além do estabelecimento de uma relação com o Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (PPMF-SMSDC-RJ). As estratégias de enfrentamento partiram de uma ação conjunta dos agricultores, das associações e dos técnicos e pesquisadores da FIOCRUZ e UFRRJ. Esse projeto promoveu alterações profundas no modus-vivendi dos agricultores, com o fortalecimento do associativismo. A inserção destes em uma rede sociotécnica, gerou transformações maravilhosas e irreversíveis em termos de cooperação e articulação dos mesmos em associações, fóruns e conselhos. Há muito ainda por se fazer e o projeto original continua se desdobrando em subprojetos e perpetuando sua ação até os dias atuais. Assim o projeto PROFITO é um exemplo magnífico de como esta metodologia poderia realmente ser um dos caminhos para o desenvolvimento brasileiro, viabilizando novas condições dos pontos de vista social, político ou econômico.
Abstract: The PROFITO project was created in July 2006, linked to the Laboratório da Biodiversidade of the Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF), in Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), FIOCRUZ and to Instituto Três Rios/UFRRJ, in partnership with farmers the Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB). This project involved the creation of a Local Productive Arrangement to generate jobs and income through the training of farmers on ways of planting, technical information and product certification. This paper is a case study of PROFITO Project in management approach in the period 2006- 2015, using a qualitative methodology based on the collection of information contained in indirect documentation, from a Literature Review not exhaustive. Some of the problems encountered by PROFITO were the initial awareness of PEPB farmers about the importance of agroecology and the recovery of traditional knowledge, obtaining financial resources for the implementation of the project, the obstacles in achieving inter-institutional agreements between INEA and FIOCRUZ and the registration of the products, in addition to establishing a relationship with the Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (PPMF-SMSDC-RJ). Coping strategies set out a joint action of farmers, associations and technicians and researchers from FIOCRUZ and UFRRJ. This project promoted profound changes in the modus vivendi of farmers, strengthening of associations. The insertion of these in a socio-technical network, generated wonderful and irreversible transformations in terms of cooperation and coordination of these associations, forums and advice. Much remains to be done and the original project is still unfolding in subprojects and perpetuating their action until today. So, PROFITO project is a superb example of how this approach could actually be one of the ways for Brazilian development, enabling new conditions from the social, political or economic.
keywords: Arranjos Produtivos Locais
Profito
Plantas Medicinais
DeCS: Plantas Medicinais
Políticas Públicas
Issue Date: 2016
Citation: BRITO, Lavínia de Carvalho. PROFITO - Desafios e soluções de um caso de sucesso. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.
Description: Ensino a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca”/Fiocruz
Date of defense: 2016-04-26
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Instituto de Tecnologia em Fármacos
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos
Program: Pós-Graduação Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade
Copyright: open access
Appears in Collections:Farmanguinhos - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.