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ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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YOGA E VIGOR: CORPOREIDADE PLURIDIMENSIONAL E AS NOVAS PRÁTICAS EM SAÚDE
Filosofia
Relações Metafísicas Mente-Corpo
Saúde Holística
Qualidade de Vida
Clemente, Mônica | Date Issued:
2011
Alternative title
Yoga and strength: corporeality multidimensional and new practices in healthAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese é uma investigação teórico-conceitual sobre a corporeidade do tantra
yoga. Nosso pressuposto é de que o corpo vivo desafia o dualismo mente corpo, assim
o ser humano é presença como corporeidade, sendo sua presença integral a atualidade
do saber e de ações sobre ele. O objetivo foi investigar a nossa inteireza por meio da
interpretação de uma filosofia que não fragmentou a natureza do ser, da mente e do
corpo para criação de suas práticas. Esta também é nossa justificativa uma vez que o
Brasil tem incorporado o yoga como uma prática corporal, e de saúde, e a Organização
Mundial o indica como prática corpo-mente. Nos objetivos específicos buscamos saber
as implicações da visão integral do tantra yoga na saúde, e nas questões éticas, sociais e
políticas; quais suas definições de corpo, mente e si mesmo; e sua contribuição
filosófica sobre o tema corpo e mente. Como metodologia percorremos a entrada de
novas práticas de saúde no Brasil; as benesses do tantra yoga para qualidade de vida; até
a interpretação da cosmologia, psicologia e prática de liberdade desta linhagem do yoga
proposta pelo filósofo P.R.Sarkar para chegarmos à sua corporeidade. Entendendo que
este percurso ganha sentido quando converge na inteireza sensível-cognoscível humana.
Chegamos às seguintes conclusões: 1) a nossa presença nos enraíza e liberta, assim
como é suscetível a golpes e dominação; 2) por isso nem todos têm direito à sua própria
inteireza, exigindo ação política para sua garantia. 3) Se a saúde não é a meta do tantra
yoga, é seu fundamento e é promovida por suas técnicas. 4) Praticando alguns passos
deste yoga, como suas posturas, respiração e meditação, geramos bem-estar e outros
potenciais humanos são mobilizados como o autoconhecimento, a flexibilidade, o
relaxamento, a capacidade de gerenciamento do stress, e o aumento da vitalidade uma
dimensão perdida nas estratégias de cura da biomedicina. 5) A possibilidade de se
experimentar em uníssono com todos os seres, desperta condutas éticas, políticas e
sociais. 6) A noção de energia vital do yoga abre outros horizontes para se pensar a
saúde e, apesar da sua corporeidade garantir o direito à nossa inteireza, e sua
pluridimensionalidade abarcar desde as dimensões mais densas até as mais sutis, 7) o
escopo do tantra yoga não dá conta da complexidade das dinâmicas que surgem nas
relações humanas. E este não é seu problema, mas o contorno de suas fronteiras,
insinuando que um caminho nunca é maior que a complexidade da vida que somos.
Abstract
This thesis is a theoretical and conceptual research of the corporeality proposed
by tantra yoga. Our hypothesis is that the human being is a presence as corporeality, and
its integral presence is the stage of knowledge and action above itself. So, the living
body challenges the mind and body dualism. Our objective was to investigate our
wholeness through the interpretation of the wisdom that never had broken the nature up
from the being, mind and body. Specifically, we would like to know the influences of
the integral look of tantra yoga in health and in the ethical, social and political
questions; what is it own definitions of body, mind and self; and the philosophical
contributions to the body and mind theme given by tantra. Our approach began with the
new health practices entering in Brazil; the relationship between yoga and quality of
life; and the interpretation of P.R.Sarkar yoga cosmology, psychology and practices of
freedom, to get into the corporeality. We linked these subjects through a personal report
and the conclusions are: 1) our presence is rooting and liberating, as well as susceptible
to knock and domination. 2) That´s why not everybody has the right to his or her
integrity or wholeness, claiming political action to its guarantee. 3) If health is not the
tantra yoga’s goal, it remains its foundation and is promoted by its techniques.
Therefore, while practicing their steps, such as yoga postures, breathing and meditation
techniques. 4) the well-being and other human powers are mobilized, such as welfare,
self-awareness, flexibility, relaxation, ability to manage the stress, and increased
vitality dimension that were lost in healing strategies of biomedicine. 5) The possibility
to feel in connection with all there are raises ethical, political and social conduct. 6) The
yoga concept of vital energy encourages other approaches to health and despite its
corporeality ensures our integrity, and its multidimensionality reach everything from
dense to subtle, 7) the scope of yoga does not deal with the complexity of the
relationships’ dynamics. That´s not its main problem, but the yoga border implying that
a path is never greater than the complexity of life that we are.
Keywords in Portuguese
YogaFilosofia
Relações Metafísicas Mente-Corpo
Saúde Holística
Qualidade de Vida
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