Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | |
Autor | Diniz, Priscilla Guimarães Zanella | |
Autor | Araujo-Jorge, Tania C. | |
Fecha de acceso | 2017-02-15T12:59:42Z | |
Fecha de disponibilización | 2017-02-15T12:59:42Z | |
Fecha de publicación | 2016 | |
Referencia | BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de; DINIZ, Priscilla Guimarães Zanella; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. A música “O mundo é um moinho” como estratégia pedagógica para o ensino do tema transversal orientação sexual na escola... proposta e algumas considerações. Revista Práxis, v.8, n.15, 5p, Jun. 2016. | pt_BR |
ISSN | 1984-4239 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17821 | |
Resumen en Portugués | De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a linguagem musical pode ser utilizada por várias disciplinas com a finalidade de promover interesse e motivação no ensino. A literatura científica informa que pessoas cegas têm melhor desempenho em tarefas de processamento tátil e auditivo. Diversos trabalhos já foram desenvolvidos no campo tátil para alunos cegos. Entretanto, são escassos os materiais desenvolvidos no campo auditivo. Procurou-se destacar o potencial pedagógico da música “O mundo é um moinho” composta por Cartola, como estratégia de ensino do tema transversal “Orientação Sexual” na escola. A luz dos referenciais teóricos dos humanistas Carl Rogers e Paulo Freire foi preparada uma atividade apresentando a alunos cegos a letra desta música em Língua Portuguesa e na linguagem Braille. O prazer da escuta e o bom envolvimento dos alunos no debate que se seguiu confirmaram dados que temos produzido quanto a pertinência do uso desta estratégia. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) | pt_BR |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Música popular brasileira | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Estratégia pedagógica inclusiva | pt_BR |
Título | A música “O mundo é um moinho” como estratégia pedagógica para o ensino do tema transversal orientação sexual na escola... proposta e algumas considerações | pt_BR |
Título alternativo | The song “O mundo é um moinho” as a pedagogical strategy for teaching transversal theme sexual orientation in school ... the proposal and some considerations | pt_BR |
Tipo del documento | Article | |
Resumen en Inglés | In accordance to the National Curriculum Parameters, the musical language can be used by various disciplines in order to promote interest and motivation in teaching. The scientific literature reports that blind people have better performance in tasks of tactile and auditory processing. Several studies have been developed in the tactile field to blind students. However, there are few materials developed in the auditory field. It was tried to highlight the pedagogical potential of music “O mundo é um moinho” composed by Cartola, as the transversal theme “Sexual Orientation” in school teaching strategy. In the light of the theoretical framework of humanist Carl Rogers and Paulo Freire it was prepared an activity to blind students presenting the lyrics of this song in Portuguese Language and Braille. The pleasure of good listening and student involvement in the debate that followed confirmed data we have produced as the pertinence of using this strategy. | pt_BR |
Afiliación | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Escola Estadual Prof. Caetano Azeredo. MG, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Science Education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Brazilian popular music | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Inclusive pedagogical strategy | pt_BR |
e-ISSN | 2176-9230 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
IOC - Artigos de Periódicos [12978]