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CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE IMUNOLOGIA E SISTEMA IMUNE HUMANO
Alternative title
Students' conceptions about Immunology and human immune systemAffilliation
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – UnED Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As concepções dos educandos acerca de um tema, sob a perspectiva cognitivista de aprendizagem,
exercem influência sobre os processos de construção do conhecimento realizados pelo aprendiz. Assim, o
conhecimento e a reflexão sobre as concepções discentes são pontos importantes para a condução dos
processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, com base nesses pressupostos, o presente trabalho tem
como objetivo apresentar uma análise das concepções dos alunos acerca do tema Imunologia e do tópico
sistema imune humano (SIH) e suas relações com o ensino e a aprendizagem do tema no contexto de um
curso técnico de nível médio de Enfermagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva com
abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de atividades diagnósticas, entrevistas,
observações e gravações de áudio. As análises dos dados foram realizadas com base no método
interpretativo hermenêutico, em consonância com a abordagem qualitativa. Mediante as análises foi
verificada a atribuição majoritária de ações bélicas ao SIH, como ataque e defesa destinados à proteção do
organismo contra a invasão de patógenos e/ou corpos estranhos. Foi identificada a crença de que os
microrganismos são inimigos e precisam ser vencidos por linfócitos, anticorpos e fagócitos. A presença da
metáfora bélica nas respostas e nas falas dos alunos foi relacionada à compreensão dos fenômenos
imunológicos ligados exclusivamente à manutenção da saúde como condição de isenção de corpos
estranhos no organismo humano. Foi verificado um limitado conhecimento da fisiologia do sistema
imunológico na dinâmica de interações do organismo consigo mesmo e com componentes do ambiente em
que este se encontra inserido. Apenas um dos 71 alunos participantes da pesquisa mencionou,
indiretamente, a relação do SIH com o conceito homeostase, ou seja, como um sistema que atua na
manutenção da estrutura (conservação da organização) do organismo por meio do equilíbrio metabólico
dinâmico. Com base nos resultados da investigação, sugerimos a necessidade da valorização do ensino de
Imunologia com abordagem biológica, sistêmica, homeostática e não metafórica. Justificamos esta
indicação em razão da relevância desse conhecimento para compreensão da saúde e das relações
estabelecidas entre o organismo e o ambiente, além da compreensão global do organismo e do conjunto de
interações internas e externas que atuam na manutenção da vida. Ademais, ressaltamos a sua importância
para a tomada de decisão adequada à manutenção da saúde e do bem-estar físico, social e mental. Por fim,
preconizamos a necessidade de realização de um ensino que considere as concepções dos educandos e a
influência dessas no processo de aprendizagem.
Abstract
Learner’s conceptions about a theme, under the light of the cognitive learning process, influence the
student’s knowledge building process. Therefore, the awareness and reflection upon those learner’s
conceptions are important points to the orientation of teaching-learning processes. Thus, based on this
assumption, this study aims to present an analysis regarding the conceptions of the students about
Immunology and the human immune system (SIH) and its relations to the teaching and learning of this
theme in the context of a nursing technical course. For this purpose, we developed a descriptive research
with a qualitative approach. The data were collected through diagnostic activities, interviews, observations
and audio recordings. The data analysis followed a hermeneutic interpretive method basis in line with the
qualitative approach. It was verified the allocation of army actions to the immune system, such as attack and
defense, aiming to protect the organism against the invasion of pathogens and/or foreign bodies. It was
identified the belief that microorganisms are enemies and must be defeated by lymphocytes, antibodies and
phagocytes. The presence of the war metaphor, in students’ oral and written answers, was related to the
understanding of the immunological phenomena exclusively connected with the maintenance of health
through the elimination of foreign bodies from the system. It was verified the little knowledge of the immune
system’s physiology in the dynamic of the organism interactions with itself and also with the environment.
Only one of the 71 students, who participated in the research, mentioned, indirectly, the relationship between
immune system and the homeostasis concept, in other words, as a system acting to maintain the organism’s
structure (maintenance of organization) by a dynamic metabolic balance. Based on the results of the study,
we suggest the need to improve the teaching of Immunology following a biological, systemic, homeostatic
and non-metaphorical approach. We legitimate this indication due to the importance of this global knowledge
to the understanding of health and the relations established with the body and the environment, in addition to
a global understanding of the organism and the set of internal and external interactions that operate in
maintaining life. Besides, we highlight the importance of decision making suited to keep health as well as
physical, social and mental well-being. Finally, we suggest that this finding indicates the need of
implementation of a teaching which considers the perceptions of learners on Immunology and the influence
of those in the process of learning the subject.
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