Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17946
Type
ArticleCopyright
Open access
Embargo date
2016-03
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
Metadata
Show full item record
PRIMAZIA DO REAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PRIMAZIA DA TEORIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR DE MIRIAM LIMOEIRO CARDOSO
Bienes primacía en la construcción del conocimiento científico y la primacía de la teoría en la construcción de la investigación científica: aportes metodológicos de Miriam Limoeiro Cardoso
Alternative title
Real primacy in the construction of scientific knowledge and the primacy of theory in the construction of scientific research: methodological contributions from Miriam Limoeiro CardosoBienes primacía en la construcción del conocimiento científico y la primacía de la teoría en la construcción de la investigación científica: aportes metodológicos de Miriam Limoeiro Cardoso
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
Abstract in Portuguese
Neste artigo, reivindica-se a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas educacionais tendo por referência a contribuição metodológica de Miriam Limoeiro Cardoso, posição que envolve dois movimentos desta pesquisa. Inicialmente, são expostas as teses da distinção entre realidade e objeto científico e da teorização como processo inicial da construção do objeto de investigação, que sintetizam o exame que autora empreende a partir dos apontamentos metodológicos de Karl Marx em seu processo de elaboração de uma teoria geral do capitalismo. A possibilidade da fecundidade de suas contribuições resulta da constatação de problemas na relação entre teoria e empiria que é identificada através da sumarização de análises da pesquisa educacional brasileira até início deste século, possivelmente ainda atual
Abstract
In this article it is claimed the possibility of developing educational research bearing in mind Miriam Limon Cardoso´s reference to the methodological contribution , a position that involves two research movements. At first, it is exhibited the thesis of the distinction between reality and scientific object and of the theorization as the initial process of the research object construction, which synthesize the examination which the author undertake from Karl Marx´s methodological notes in his process of elaboration of a general capitalism theory. The possibility of fecundity of her contributions result from the verification of problems between theory and practice that is identified by summarizing the analysis of the Brazilian educational research up to the beginning of this century, which is still current.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Reivindicamos en relación a la posibilidad de desarrollar investigaciones educacionales que tengan como referencia la contribución metodológica de Miriam Limoeiro Cardoso, esta posición considera dos movimientos de investigación. Primero, exponemos la problemática de nuestras investigaciones – una síntesis parcial de los análisis sobre investigación educacional en posgrado stricto sensu entre los años 1970 y 2000 que señalan una recurrente fragilidad epistemológica. A continuación nos referimos a la contribución de Miriam Limoeiro Cardoso, cientista social brasileña que nos ha legado, desde la década de 1970 hasta hoy, una importante tesis sobre el pensamiento social brasileño y contribuciones de síntesis en el campo del marxismo, desde el punto de vista epistemológico. La posible fecundidad del debate sobre sus contribuciones no resulta de un asunto meramente teórico sino institucional y relativo a la dinámica de la política científica más general y de su traducción en el área educacional.
Share