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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12708]
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MASTERY OF FUNCTIONAL ANATOMY AND MEANINGFUL LEARNING IN INTRODUCTORY BIOMECHANICS
Alternative title
O domínio da anatomia funcional e a aprendizagem significativa em um curso introdutório de biomecânicaAuthor
Affilliation
Universidade Salgado de Oliveira. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Texas State University. Department of Health and Human Performance. Texas, USA.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. São Carlos, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Ensino em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Texas State University. Department of Health and Human Performance. Texas, USA.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. São Carlos, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Ensino em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
Embora exista um consenso que a anatomia musculoesquelética seja conhecimento essencial para a aprendizagem
da Biomecânica, poucos estudos têm enfatizado a natureza dessa interdependência. A presente
investigação, um estudo de caso com abordagem qualitativa, teve como objetivo identificar como o conhecimento
sobre Anatomia Funcional pode influenciar na aprendizagem significativa da Biomecânica. Treze
estudantes de Educação Física, matriculados na disciplina Biomecânica em uma universidade do Rio de
Janeiro, Brasil, foram os participantes da investigação. A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal
referencial teórico e os registros foram categorizados por meio da Análise de Conteúdo, conforme
a natureza dos mesmos. Os resultados sugerem que os conhecimentos prévios sobre Anatomia Funcional
deste grupo de estudantes, diagnosticados como insuficientes e/ou fragmentados e/ou ausentes, podem
dificultar a aprendizagem significativa de conceitos biomecânicos.
Abstract
Although there is a consensus that musculoskeletal anatomy is essential knowledge for learning biomechanical
concepts, there are few studies that have documented the nature of this interdependence. A qualitative
case study approach was used to identify how the applied knowledge of functional anatomy might influence
meaningful learning of biomechanics. Thirteen physical education students enrolled in an introductory biomechanics
course at a university, in Rio de Janeiro, Brazil, participated in this study. Meaningful learning
theory was the major theoretical framework used in the study and content analysis of students’ learning
activities were performed. Findings suggest that these students’ prior knowledge of functional anatomy was
insufficient, fragmented, or missing, and these weaknesses in prerequisite knowledge and their approach to
learning can be barriers to meaningful learning of biomechanical concepts.
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