Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18142
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- BSB - Artigos de Periódicos [731]
- ENSP - Artigos de Periódicos [2083]
Metadata
Show full item record
INTEGRAÇÃO DE FRONTEIRAS: A SAÚDE NO CONTEXTO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
Alternative title
Integration of borders: health in the national development policy contextAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Rede Pan-Amazônica de Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Brasília, DF, Brasil / Organização Pan-Americana da Saúde. Rede de Cooperação Intersetorial em Saúde e Desenvolvimento nas Fronteiras. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Rede Pan-Amazônica de Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Brasília, DF, Brasil / Organização Pan-Americana da Saúde. Rede de Cooperação Intersetorial em Saúde e Desenvolvimento nas Fronteiras. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
As fronteiras do Brasil com os países da América do Sul foram, nas últimas décadas, associadas a uma agenda negativa de intervenção pública com o intuito quase exclusivo de garantir a segurança nacional por meio da imposição de restrições de toda ordem. No presente século, com uma progressiva e lenta mudança no paradigma geopolítico, a integração entre as nações do continente passa a ser vista como prioritária. A região de fronteira, como ponto crítico desse processo de integração, passa a configurar uma área estratégica para a integração sul-americana, entrando na agenda de desenvolvimento dos Estados nacionais. Nesse novo contexto, o artigo procura subsidiar a aproximação do campo da saúde com o do desenvolvimento regional, com foco na região de fronteira, caminhando num sentido duplo: de um lado traz a agenda de desenvolvimento para o campo da saúde e, de outro, fornece pistas de como as ações em saúde podem contribuir para uma perspectiva mais geral de desenvolvimento e integração.
Abstract
In recent decades, Brazil's borders with other South American countries have been associated with a negative agenda. Public intervention has aimed almost exclusively at guaranteeing national security through a variety of restrictions. In the current century, with a slow but steady shift in the geopolitical paradigm, integration among South American nations has become a priority. Border regions have now become a strategic area for South American integration and appear as such on the member countries' development agendas. Within this new context, the current study aims to contribute to the connection between the regional health and development agendas, with a focus on border regions, taking a dual approach, by analyzing the development agenda vis-à-vis the field of health and providing clues on how health actions can contribute to a more general perspective of development and integration.
Share