Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1836
“VIDA É PARA DOAR E PARA RECEBER”, UMA ANÁLISE DO ESTUDO DE RECEPÇÃO
Antunes, Bianca Fernandes | Date Issued:
2008
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudo sobre as formas de recepção das mensagens sobre doação de órgãos e tecidos
para trasnplante. Baseia-se em duas perspectivas emergentes: Teorias das Mediações
e Teoria Social do Discurso. Utiliza ainda conceitos como polifonia e mercado simbólico.
Tem como objeto de análise o folder “Vida é para doar e para receber”, da VIII
Campanha Nacional de Doação de Órgãos, promovida pela Associação Brasileira de
Transplante de Órgãos (ABTO). Busca identificar as formas de apropriação das
mensagens que abrangem o tema e, com isso, poder subsidiar possíveis estratégias de
comunicação. Como método de investigação, será utilizada uma pesquisa qualitativa
com perguntas semi-estruturadas que irá privilegiar um grupo de dez familiares de
potenciais doadores que foram abordados pela Comissão Intra-Hospital de Doação de
Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) no Hospital Geral de Nova Iguaçu, no
período de 2005 e 2006. Esse trabalho justifica-se na necessidade de discussão do
tema já que atualmente, pelo menos 70 mil pessoas estão na fila de espera do Sistema
Nacional de Transplante do Ministério da Saúde (SNT/MS) aguardando uma doação.
Share