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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18697
CARTAS PARA QUE TE QUERO: FRANCISCO FREIRE ALLEMÃO E A COMUNIDADE CIENTÍFICA DOS OITOCENTOS
Silva, Marcelly Pedra Rezende da | Date Issued:
2014
Alternative title
Letters for what I want you: Francisco Freire Allemão and Scientific Community of the nineteenth centuryAdvisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem como objetivo estudar o contexto de emergência e consolidação de uma comunidade científica no Brasil do século XIX. E busca iluminar o papel das esferas de sociabilidade na constituição desta comunidade, bem como na construção da identidade de cientista brasileiro, a partir de um enfoque privilegiado sobre a atuação do botânico Francisco Freire Allemão.Francisco Freire Allemão foi tomado como exemplo do modus operandi desta emergente comunidade científica que buscava ter seu espaço de atuação profissional reconhecido dentro do cenário de uma nação nos trópicos. Através da investigação da prática cientifica de Freire Allemão procurou-se pensar o estabelecimento de redes e espaços de sociabilidade como elementos fundamentais na formação de identidades e automodelação dos cientistas brasileiros do século XIX, que se reconhecendo entre si como homens de ciência , procuravam se destacar dentro da chamada República das letras .Neste sentido, foi dada prioridade aos documentos/fontes de uma escrita de si, de forma a perceber como ocorre a auto-refenciação na composição da identidade de cientista de Freire Allemão. Através da correspondência pessoal deste botânico, analisada à luz de sua trajetória biográfica, procurou-se situá-lo como parte de uma geração de cientistas em busca de reconhecimento e legitimação no mundo científico do século XIX.Os rastros e vestígios deixados na correspondência de Freire Allemão permitiram visualizar como essa trajetória de busca por legitimação e reconhecimento profissional participou na construção da identidade do botânico, como cientista e como brasileiro. Procurou-se demonstrar como ao mesmo tempo que ele tentava mobilizar as redes e espaços de sociabilidade ao seu favor, estas redes atuavam como modeladoras da identidade de cientista de Freire Allemão, ao lado das outras formas de escrita de si.
Abstract
This dissertation aims to study the context of the emergence and consolidation of a scientific community in the nineteenth-century in Brazil. It seeks to illuminate the role of spheres of sociability in the creation of this community, as well as the construction of the Brazilian scientist identity, from a privileged focus on the trajectory of the botanist Francisco Freire Allemão. Francisco Freire Allemão was taken as an example of this emerging scientific community modus operandi, who sought to have his professional workspace recognized within a tropical nation scenario. Through the investigation of Freire Allemão’s scientific practice, we thought the networking and sociability spaces as key elements in the formation of identities and self-fashioning of Brazilian scientists of the nineteenth century, who recognizing themselves as "men of science", stood out within the so-called "Republic of Letters". In this regard, priority was given to documents / sources of self writing, in order to understand how self-fashioning occurs in the identity composition from the scientist Freire Allemão. Through personal correspondence of this botanist, analyzed in light of his life histories, we tried to situate him as part of a generation of scientists in search of recognition and legitimacy in the nineteenth century scientific world. The tracks and traces left in Freire Allemão’s correspondence allowed us to visualize how his trajectory searching for legitimacy and professional recognition participated in the construction of his botanist identity, as a scientist and as a Brazilian. We tried to demonstrate how, while he tried to mobilize networks and sociability spaces in his favor, these networks acted as shaping Freire Allemão’s scientist identity, alongside other forms of self writing.
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