Advisor | Martins, Carla Macedo | |
Author | Figueira, Creuza Stephen | |
Access date | 2017-05-17T13:45:16Z | |
Available date | 2017-05-17T13:45:16Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | FIGUEIRA, Creuza Stephen. O Tesauro DeCs como um instrumento linguístico-ideológico e as lutas sociais no campo trabalho, educação e saúde. 2016, 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18933 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo da dissertação consiste em analisar o instrumento de indexação e recuperação da informação denominado tesauro Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) como um objeto ideológico-discursivo, a partir da perspectiva da Análise do Discurso franco-brasileira e do campo da História das Ideias Linguísticas. O DeCS foi produzido pela Bireme (Biblioteca Regional de Medicina, atualmente, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) e pela NLM (National Library of Medicine, isto é, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA). Para fazer essa análise, a dissertação parte, no primeiro capítulo, do contexto político, social e histórico no qual se insere a criação do glossário do DeCS: a criação de bibliotecas de saúde pela Opas/OMS e as concepções hegemônicas de educação profissional em saúde, inclusive concretizadas na forma de regulamentações e leis. Ainda nesse capítulo, indica-se que a dualidade estrutural constitui uma noção explicativa da educação sob o capital. No segundo capítulo, define-se o DeCS como instrumento linguístico-ideológico, isto é, uma tecnologia metalinguística que define e redefine o saber linguístico, do mesmo modo que gramáticas e dicionários, tendo também um funcionamento discursivo. No terceiro capítulo, efetua-se a análise dos seguintes verbetes relacionados ao campo trabalho, educação e saúde no DeCS: Educação, Currículo, Educação Profissionalizante e Credenciamento. Conclui-se que a dualidade educacional que estrutura a sociedade de classes é necessária para a reprodução do capitalismo e que o DeCS está condicionado por tais determinações, se constituindo em um instrumento discursivo-ideológico. Em última instância, este trabalho busca contribuir para o campo da Biblioteconomia com reflexões sobre discurso e ideologia na leitura, seleção e construção de linguagens documentárias. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tesauro | pt_BR |
Subject in Portuguese | Análise de Discurso | pt_BR |
Subject in Portuguese | Instrumento Linguístico-Ideológico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho, Educação e Saúde | pt_BR |
Title | O Tesauro DeCs como um instrumento linguístico-ideológico e as lutas sociais no campo trabalho, educação e saúde | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2016-04-29 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | The objective of this work is to analyze the indexing and recovering tool called Health Science Descriptors thesaurus (DeCS) as an ideological and discursive object using the French-Brazilian Discourse Analysis perspective and the field of History of Linguistic Ideas. DeCS was created by the Latin American and Caribbean Center on Health Sciences, also known by its original name Regional Library of Medicine (BIREME, acronym in Portuguese) and by the US National Library of Medicine (NLM). This work is divided in three chapters. In the first, we consider the political, social and historical background in which DeCS glossary was created: the creation of health libraries by PAHO/WHO, and the hegemonic conceptions of health professional education, including legislation about it. In addition, in this first chapter, we point that structural duality is one of the explanatory notions for education under Capitalism. In the second chapter, we define DeCS as a linguistic-ideological tool, i.e. a metalinguistic technology that defines and redefines linguistic knowledge, just as grammars and dictionaries, and therefore having a discursive function. In the third chapter, we analyze the following entries of DeCS related to the fields of work, education and health: Education, Curriculum, Professional Education and Professional Qualification. From this analysis, we conclude that the educational duality that structures society is necessary to reproduce Capitalism, and that DeCS is conditioned by these determinations, constituting itself as an ideological-discursive tool. At last, this work tries to contribute to the field of Library Science with reflections about discourse and ideology in reading, selecting and construction of documentary languages. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Biblioteca Virtual em Saúde - Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Tesauro | pt_BR |
Subject | Discourse Analysis | pt_BR |
Subject | Language - ideological instrument | pt_BR |
Subject | Work, Education and Health | pt_BR |
Member of the board | Santos, Marco Antônio Carvalho | |
Member of the board | Medeiros, Vanise Gomes de | |
DeCS | Vocabulário Controlado | pt_BR |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Author | Fontes, Virgínia Maria Gomes de Mattos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |