Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18939
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
CRITÉRIOS DE QUALIDADE PARA FORMACÃO DOCENTE EM SAÚDE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACÃO E COMUNICACÃO (TDIC), FRENTE A MISSÃO FORMATIVA DO CEFOPE/RN RIO
Formação de Qualidade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Formacion de Calidad
Tecnologias de la Informaciòn y de la Comunicacion Digital
Docentes
Comunicação em Saúde
Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação
Silva, Renata Galvão Diniz do Nascimento e | Fecha del documento:
2016
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A formação de profissionais de saúde, especialmente em nível técnico, para atender as necessidades do SUS, é realizada pela Escola Técnica do SUS do Rio Grande do Norte (ETSUS RN), responsável pelo ordenamento da educação profissional e pela promoção de cursos de qualificação e especialização técnica na área de saúde, além da formação para seus docentes. A ETSUS RN identifica na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) a possibilidade de qualificar os processos de formação dos docentes, reafirmando o seu compromisso ético-político em promover a formação de trabalhadores da saúde críticos, reflexivos e criativos, capazes de contribuir para a transformação da realidade na qual vivem e atuam, portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo a identificação e sistematização de critérios de qualidade de cursos com base em três categorias para proposição de critérios para a ETSUS RN. Neste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa, tendo sido realizada uma análise documental - por meio da análise temática dos conteúdos proposta por Bardin (2011) e reconhecida por Minayo (2014) – dos Curso de Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde e do Curso de Gestão Pedagógica para as ETSUS; além de uma consulta a documentos legais, tais como o Decreto nº 5.622/2005, a Resolução nº 2/2015 e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância/2007, os quais contribuíram para o alcance dos Objetivos, na identificação e sistematização de critérios de qualidade para cursos de formação docente em saúde com uso das TDIC. Diante das categorias selecionadas nesta análise temática de conteúdo (visão de qualidade, formação docente de qualidade e uso de TDIC para formação docente), procuramos extrair os sentidos que cada documento apresentou, na expectativa da identificação e sistematização de critérios de qualidade para a formação docente na Escola, possibilitando sua proposição. Os critérios selecionados foram: o uso da modalidade a distância para formação dos docentes da ETSUS RN; a existência de momentos presenciais; a formação humana integral em uma formação docente, a visão crítica da realidade e dos serviços de saúde; a qualificação de todos os profissionais envolvidos na mediação do processo ensino-aprendizagem; a instalação de infraestrutura de apoio ao docente da ETSUS RN nas oito regiões de saúde do estado; a avaliação da educação a distância. Percebeu-se que a grande vantagem da adoção do método da pesquisa documental consistiu no fato de nos apropriarmos, por meio dos documentos, de uma parte da história constituída mediante os cursos de formação docente para a ETSUS RN e da base legal selecionada neste estudo e de quanto todos os documentos permitiram associar a qualidade à formação docente com o uso
de TDIC, além de sistematizar critérios de qualidade para a formação dos docentes como um produto concreto para a ETSUS RN.
.
Resumen en ingles
La formación de los profesionales de la salud, sobre todo a nivel técnico, para satisfacer las necesidades del SUS, se lleva a cabo por la Escuela de Rio Grande do Norte SUS Técnica (ETSUS RN), responsable de la planificación de la educación y la promoción de cursos de formación y conocimientos técnicos en el área de la salud, así como la formación de sus profesores. El RN ETSUS identifica el uso de la Información y Comunicación Digital Technologies (TDIC) la capacidad para calificar los procesos de formación de maestros, reafirmando su compromiso ético y político para promover la formación de los trabajadores en materia de salud crítico, reflexivo y creativo, capaz de contribuir a la transformación de la realidad en la que viven y trabajan, por lo tanto, la presente investigación tiene como objetivo identificar y sistematizar los criterios de calidad cursos en base a tres categorías de criterios para la proposición de RN ETSUS. En este estudio, hemos elegido el enfoque cualitativo y se llevó a cabo el análisis documental - a través del análisis temático de los contenidos de la propuesta por Bardin (2011) y reconocido por Minayo (2014) - Curso de Formación Profesor de Educación Profesional en el Área de la Salud y el Curso de Gestión de la Educación para ETSUS; y una consulta de los documentos legales, tales como el Decreto N ° 5.622 / 2005, la Resolución N ° 2/2015 y parámetros de calidad de la Educación Superior a Distancia / 2007, lo que contribuyó a la consecución de objetivos, identificación y sistematización criterios de calidad para los cursos de formación del profesorado en materia de salud con el uso de TDIC. En las categorías seleccionadas en este análisis temático de contenido (calidad de la visión, la calidad de la formación del profesorado y el uso de TDIC para la formación de profesores), tratamos de extraer el sentido de que todos los documentos presentados, en espera de la identificación y sistematización de criterios de calidad para la formación del profesorado la escuela, lo que le proposición. Los criterios fueron: el uso de la modalidad a distancia para la formación de maestros RN ETSUS; la existencia del tiempo de clase; la formación humana integral en la formación del profesorado, visión crítica de la realidad y los servicios de salud; la cualificación de los profesionales que intervienen en la mediación del proceso de enseñanza-aprendizaje; la enseñanza de la infraestructura de apoyo RN ETSUS la instalación en las regiones de salud del estado de ocho; Evaluación de la educación a distancia. Se observó que la gran ventaja de la adopción del método de investigación documental consiste en el hecho de apropiarse, a través de los documentos, parte de la historia compuesta por los cursos de formación del profesorado para RN ETSUS y la base jurídica elegida en este estudio y cómo todos los documentos permite asociarse con la formación de profesores de
calidad con el uso de TDIC, y sistematizar los criterios de calidad para la formación de los maestros como un producto concreto para RN ETSUS.
Palabras clave en portugues
Formação DocenteFormação de Qualidade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Palabras clave
Formacion del ProfessoradoFormacion de Calidad
Tecnologias de la Informaciòn y de la Comunicacion Digital
DeCS
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeDocentes
Comunicação em Saúde
Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação
Compartir