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O BRINCAR E A CRIANÇA HOSPITALIZADA: UM ESTUDO SOBRE A BRINQUEDOTECA E OS SEUS PROFISSIONAIS
Brincadeiras e Brinquedos
Humanização da Assistência
Gonçalves, Ana Paula de Souza | Fecha del documento:
2016
Coordinador(es)
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Esta dissertação estuda a brinquedoteca, a legislação que a institui assim como as questões relativas à indicação dos responsáveis pelo seu funcionamento. Para isso, é discutida, no primeiro capítulo, a(s) função(ões) do brincar no desenvolvimento da criança, tomando como referências principais as contribuições de Huizinga, Winnicott, Benjamin e Betelheim. No segundo capítulo é abordado o direito ao brincar e a Política Nacional de Humanização no que se refere à hospitalização infantil. Por fim, são enfocadas e discutidas propostas de formação dos profissionais encarregados de planejar e conduzir as atividades nas brinquedotecas hospitalares.
Resumen en ingles
This dissertation studies the toy library, the legislation establishing it as well as questions relating to the indication of those responsible for its operation. For this, it is discussed in the first chapter, the role of play in child development, taking as main references the contributions of Huizinga, Winnicott, Benjamin and Betelheim . The second chapter discussed the right to play and the National Humanization Policy as regards child hospitalization. Finally, professionals training proposals are discussed in charge of planning and conducting activities in hospital Toy Library.
Palabras clave en portugues
Criança HospitalizadaBrincadeiras e Brinquedos
Humanização da Assistência
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