Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18947
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
O BRINCAR E A CRIANÇA HOSPITALIZADA: UM ESTUDO SOBRE A BRINQUEDOTECA E OS SEUS PROFISSIONAIS
Gonçalves, Ana Paula de Souza | Data do documento:
2016
Autor(es)
Coordenador(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Esta dissertação estuda a brinquedoteca, a legislação que a institui assim como as questões relativas à indicação dos responsáveis pelo seu funcionamento. Para isso, é discutida, no primeiro capítulo, a(s) função(ões) do brincar no desenvolvimento da criança, tomando como referências principais as contribuições de Huizinga, Winnicott, Benjamin e Betelheim. No segundo capítulo é abordado o direito ao brincar e a Política Nacional de Humanização no que se refere à hospitalização infantil. Por fim, são enfocadas e discutidas propostas de formação dos profissionais encarregados de planejar e conduzir as atividades nas brinquedotecas hospitalares.
Resumo em Inglês
This dissertation studies the toy library, the legislation establishing it as well as questions relating to the indication of those responsible for its operation. For this, it is discussed in the first chapter, the role of play in child development, taking as main references the contributions of Huizinga, Winnicott, Benjamin and Betelheim . The second chapter discussed the right to play and the National Humanization Policy as regards child hospitalization. Finally, professionals training proposals are discussed in charge of planning and conducting activities in hospital Toy Library.
Compartilhar