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Title: Etnobotânica como ferramenta de avaliação na difusão dos conhecimentos: relação dos jovens e o programa socioambiental do JBRJ
Authors: Silva, João Carlos da
Ramos, Ygor Jessé
Firme, Thereza Penna
Almeida, Mara Zélia de
Affilliation: Fundação Cesgranrio. Programa de Pós-Graduação em Avaliação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Jardim Botânico. Instituto de Pesquisa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Farmácia. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Cesgranrio. Programa de Pós-Graduação em Avaliação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Cesgranrio. Programa de Pós-Graduação em Avaliação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Farmácia. Salvador, BA, Brasil.
Abstract: O Jardim Botânico do Rio de janeiro / Brasil (JBRJ) é uma instituição que se preocupa com a responsabilidade socioambiental preparando e atendendo a comunidade nas suas necessidades através de Programas de Educação continuada em Botânica. A etnobotânica, como ciência, é ferramenta vem sendo utilizada na avaliação do curso profissionalizante em jardinagem. Auxilia na avaliação qualitativa e quantitativa dos conhecimentos tácito e academicos adquirido pelos egressos do curso de jardinagem do Programa Social Educação e Trabalho do JBRJ. Desta forma, a seleção dos egressos foi feita em entrevista semi-estruturada e não probabilística, pela metodologia de “bola de neve”. Os resultados foram comparados com marcos legais brasileiros e com dados obtidos na busca por prospecção tecnológica. Foram entrevistados 76 egressos, com 445 citações, em 82 espécies, distribuídas em 40 famílias que trouxeram uma diversidade singular. Demonstraram que existe uma necessidade emergente da valorização da etnobotânica urbanas, para entendimento da relação homem-planta-ambiente. Os jardins botânicos se estabelecem como ambiente propício para a difusão desses conhecimentos além de promover a conservação dos recursos vegetais e dos valores culturais no meio técnico científico e tácito.
Abstract: The Botanical Garden of Rio de Janeiro / Brazil (JBRJ) is an institution that cares about social and environmental responsibility by preparing and serving the community on their needs through continuing education programs in Botany. Ethnobotany, like science, is tool has been used in the evaluation of vocational course in gardening. Assists in qualitative and quantitative assessment of tacit and academic acquired by gardening course graduates of the Social Program Education and Labor JBRJ knowledge. Thus, the selection of graduates was made in semistructured interviews and non-probabilistic methodology of the "snowball". The results were compared with Brazilian legal frameworks and data obtained in the search for technological forecasting. We interviewed 76 graduates, with 445 citations in 82 species belonging to 40 families who brought a unique diversity. Demonstrated that there is an emerging need for enhancement of urban ethnobotany, for understanding the human-plantenvironment relationship. The botanical gardens are established as enabling environment for the dissemination of such knowledge and to promote the conservation of plant resources and cultural values among scientific and technical tacit.
Keywords: Ethnobotany
Socio-environmental
Education
Botanical Garden
keywords: Etnobotânica
Socioambiental
Educação
Jardim Botânico
Issue Date: 2015
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Farmanguinhos. Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde.
Citation: SILVA, João Carlos da et al. Etnobotânica como ferramenta de avaliação na difusão dos conhecimentos: relação dos jovens e o programa socioambiental do JBRJ. Revista Fitos, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 113-128, set. 2015.
DOI: 10.5935/2446-4775.20150010
ISSN: 2446-4856
Copyright: open access
Appears in Collections:Farmanguinhos - Revista Fitos - Volume 9 - Número 2

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