Orientador | Vieira, Monica | |
Autor | Costa, Leila Cristina Fernandes | |
Data de acesso | 2017-06-20T16:03:02Z | |
Data de disponibilização | 2017-06-20T16:03:02Z | |
Data do publicação | 2016 | |
Citação | COSTA, Leila Cristina Fernandes. Percursos ocupacionais e evasão no curso técnico de enfermagem na Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora - ETSAL. 2016, 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19445 | |
Resumo | Esse trabalho buscou analisar as causas que levaram a evasão dos alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora - ETSAL, no período de 2010 a 2014. Nele procurou-se apreender características gerais dos alunos evadidos (perfil sócio-econômico), seus percursos ocupacionais, seus desejos e expectativas profissionais para compreender e identificar as especificidades que contribuíram para a evasão. Nesse sentido foi utilizada, qualitativamente, a técnica de análise temática que permite compreender o contexto e os processos que influenciaram na decisão de abandonar o curso. Para obtenção dos dados foi utilizada a entrevista aos alunos evadidos procurando abordar aspectos relevantes para a análise dos dados como: os motivos para o ingresso e o abandono no curso técnico de enfermagem,concepções para evitar a evasão escolar, particularidades quanto ao trabalho que exercem (satisfação e dificuldades) e possibilidades educacionais e profissionais que desejam. O referencial teórico procurou ressaltar as mudanças no mundo do trabalho e sua relação com a educação e qualificação profissional; o contexto histórico da educação profissional e formação dos recursos humanos na saúde; a ETSAL e o Curso Técnico de enfermagem e a evasão escolar. Os resultados revelaram que os motivos que contribuíram para a evasão são de ordem individual e institucional, dentre eles estão: problemas familiares; problemas relacionados à saúde do aluno; opção por um curso superior; ingresso do aluno na área da educação, falta de interesse; conciliação entre o trabalho, a família e o curso; comunicação deficiente entre instituição e aluno; insuficiência quanto à organização, planejamento e motivação pela instituição; As dificuldades apontadas contribuem como parâmetros que poderão contribuir e auxiliar para a qualidade nos processos de ensino realizado pela instituição, diminuindo assim o fenômeno da evasão. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Formação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave | Evasão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave | Educação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave | Enfermagem | pt_BR |
Título | Percursos ocupacionais e evasão no curso técnico de enfermagem na Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora - ETSAL | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2016-08-29 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Coorientador | Chinelli, Filippina | |
Resumo em Inglês | This study sought to analyze the causes that led to evasion of students in nursing technical course of the Health Escola Técnica Professora Valeria Hora- ETSAL, from 2010 to 2014. In it we tried to apprehend general characteristics of dropout students (socio-economic profile), their occupational pathways, your desires and professional expectations to understand and identify the characteristics that contributed to the evasion. In this sense it was used qualitatively the thematic analysis technique that allows us to understand the context and the processes that influence the decision to leave the course. To obtain the data was used the interview to students dropouts to address aspects relevant to the analysis of data as the reasons for entering and leaving the nursing technical course, ideas to prevent truancy, features about the work that exercise (satisfaction and difficulties) and educational and professional opportunities they desire. The theoretical framework sought to highlight the changes in the world of work and its relation to education and professional training; the historical context of professional education and training of human resources in health; the ETSAL and the Course of Nursing Technician and truancy. The results revealed that the reasons that contributed to the evasion are individual and institutional, among them are: family problems; problems related to the health of the student; option for higher education; Ingress student in education, lack of interest; reconciliation between work, family and travel; Poor communication between the institution and the student; failure for the organization, planning and motivation by the institution; The difficulties mentioned contribute as parameters that can contribute and help to the quality in the teaching carried out by the institution, thus reducing the dropout phenomenon. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Professional qualification | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | School Evasion | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Continuing Education | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Nursing | pt_BR |
Membro da banca | Lopes, Márcia Cavalcanti Raposo | |
Membro da banca | Teixeira, Marcia | |
Membro da banca | Vieira, Monica | |
Membro da banca | Chinelli, Filippina | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Capacitação Profissional | pt_BR |
DeCS | Evasão Escolar | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Educação em Enfermagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |