Author | Neves, Rosa Maria Corrêa das | |
Access date | 2017-06-20T17:52:24Z | |
Available date | 2017-06-20T17:52:24Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | NEVES, Rosa Maria Corrêa das. Ensinar história e filosofia da ciência diante de tendências curriculares contemporâneas (e novíssimas?) da educação básica do Brasil. In SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 15, 2016, Florianópolis. Anais Eletrônicos ... Florianópolis, SBHC. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19450 | |
Abstract in Portuguese | Desde o século XX, em muitos países e no Brasil, diversos movimentos buscam debater e propor mudanças no ensino de ciências. De nossa perspectiva, um grande movimento reformador da educação científica no Brasil se deu em 1960, com a modernização de livros didáticos, produção de kits de laboratórios didáticos, cursos para professores. Houve neste movimento a defesa de uma reforma do ensino de ciências pela via da escolarização e através de mudanças em materiais e métodos de ensino e da formação continuada do professor. Outro movimento reformador da educação científica no Brasil resulta na progressiva abertura de museus e centros de ciências desde fins de 1980 que se viabilizam no bojo de reformas de instituições de pesquisa e da redemocratização do país. Em diferença em relação ao movimento reformador das décadas de 1960 e 1970, nos parece que a escola não é a instituição principal das mudanças na educação científica e que, exatamente por esse traço institucional, o método de ensino não é central: novas vivências e conteúdos educativos em ciências ganham lugar, aí incluída a reivindicação de ensinar ciências em alguma interface com história e filosofia.
Trabalhamos com a hipótese de que estamos imersos em outro movimento reformador, diferente dos anteriores. Temos buscado identificar características de parte desse movimento através da análise das posições político-pedagógicas de educação científica dos principais formuladores da “Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, com expressão no campo pedagógico, e que se envolvam em iniciativas de ensino de ciências. Na pesquisa, examinamos além da identidade, interesses e modos de ação de instituições signatárias da BNCC, as experiências de ensino de ciências às quais creditam êxito e | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Sociedade Brasileira de História da Ciência | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Base Nacional Curricular Comum | pt_BR |
Title | Ensinar história e filosofia da ciência diante de tendências curriculares contemporâneas (e novíssimas?) da educação básica do Brasil. | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Ciências | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |