Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19450
Title: Ensinar história e filosofia da ciência diante de tendências curriculares contemporâneas (e novíssimas?) da educação básica do Brasil.
Authors: Neves, Rosa Maria Corrêa das
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Desde o século XX, em muitos países e no Brasil, diversos movimentos buscam debater e propor mudanças no ensino de ciências. De nossa perspectiva, um grande movimento reformador da educação científica no Brasil se deu em 1960, com a modernização de livros didáticos, produção de kits de laboratórios didáticos, cursos para professores. Houve neste movimento a defesa de uma reforma do ensino de ciências pela via da escolarização e através de mudanças em materiais e métodos de ensino e da formação continuada do professor. Outro movimento reformador da educação científica no Brasil resulta na progressiva abertura de museus e centros de ciências desde fins de 1980 que se viabilizam no bojo de reformas de instituições de pesquisa e da redemocratização do país. Em diferença em relação ao movimento reformador das décadas de 1960 e 1970, nos parece que a escola não é a instituição principal das mudanças na educação científica e que, exatamente por esse traço institucional, o método de ensino não é central: novas vivências e conteúdos educativos em ciências ganham lugar, aí incluída a reivindicação de ensinar ciências em alguma interface com história e filosofia. Trabalhamos com a hipótese de que estamos imersos em outro movimento reformador, diferente dos anteriores. Temos buscado identificar características de parte desse movimento através da análise das posições político-pedagógicas de educação científica dos principais formuladores da “Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, com expressão no campo pedagógico, e que se envolvam em iniciativas de ensino de ciências. Na pesquisa, examinamos além da identidade, interesses e modos de ação de instituições signatárias da BNCC, as experiências de ensino de ciências às quais creditam êxito e
keywords: Educação Científica
Ensino de Ciências
Base Nacional Curricular Comum
DeCS: Ensino Fundamental e Médio
Ciências
Issue Date: 2016
Publisher: Sociedade Brasileira de História da Ciência
Citation: NEVES, Rosa Maria Corrêa das. Ensinar história e filosofia da ciência diante de tendências curriculares contemporâneas (e novíssimas?) da educação básica do Brasil. In SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 15, 2016, Florianópolis. Anais Eletrônicos ... Florianópolis, SBHC.
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 11 21_trabalho compleot anais 15 sncht.pdf414.71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.