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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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ENSINAR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA DIANTE DE TENDÊNCIAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS (E NOVÍSSIMAS?) DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL.
Neves, Rosa Maria Corrêa das | Date Issued:
2016
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Desde o século XX, em muitos países e no Brasil, diversos movimentos buscam debater e propor mudanças no ensino de ciências. De nossa perspectiva, um grande movimento reformador da educação científica no Brasil se deu em 1960, com a modernização de livros didáticos, produção de kits de laboratórios didáticos, cursos para professores. Houve neste movimento a defesa de uma reforma do ensino de ciências pela via da escolarização e através de mudanças em materiais e métodos de ensino e da formação continuada do professor. Outro movimento reformador da educação científica no Brasil resulta na progressiva abertura de museus e centros de ciências desde fins de 1980 que se viabilizam no bojo de reformas de instituições de pesquisa e da redemocratização do país. Em diferença em relação ao movimento reformador das décadas de 1960 e 1970, nos parece que a escola não é a instituição principal das mudanças na educação científica e que, exatamente por esse traço institucional, o método de ensino não é central: novas vivências e conteúdos educativos em ciências ganham lugar, aí incluída a reivindicação de ensinar ciências em alguma interface com história e filosofia.
Trabalhamos com a hipótese de que estamos imersos em outro movimento reformador, diferente dos anteriores. Temos buscado identificar características de parte desse movimento através da análise das posições político-pedagógicas de educação científica dos principais formuladores da “Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, com expressão no campo pedagógico, e que se envolvam em iniciativas de ensino de ciências. Na pesquisa, examinamos além da identidade, interesses e modos de ação de instituições signatárias da BNCC, as experiências de ensino de ciências às quais creditam êxito e
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