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Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
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TRABALHADOR BANCÁRIO NO SÉCULO XXI: SOFRIMENTO COMO POTÊNCIA DE VIDA E RESISTÊNCIA AO ADOECIMENTO
Bancários
Sofrimento
Resistência
Pesquisa Qualitativa
Saúde do Trabalhador
Doenças Profissionais
Estresse Psicológico
Resistência à Doença
Pesquisa Qualitativa
Bancários
Cordeiro, Ana Paula da Silveira | Date Issued:
2016
Alternative title
Bank worker in the XXI century: suffering as a power of life and resistance to illnessAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Considerando a inserção dos bancos no setor de serviços, sua história e principais mudanças
sofridas na organização do trabalho a partir da primeira grande reforma bancária no ano de
1964 e, posteriormente, da reestruturação produtiva da década de 1990, a presente pesquisa
teve como objetivo geral investigar as manifestações de sofrimento como potência de vida em
trabalhadores de um banco estatal brasileiro. Utilizou-se o conceito de sofrimento como um
bem do sujeito, por meio de uma abordagem positiva. Caracteriza-se o sofrimento como
manifestação de incômodo e mal-estar diante da percepção de perigos e ameaças, e pela
insistência do sujeito em permanecer em condições que não lhe são ao todo favoráveis,
impulsionando-o à ação transformadora. Como objetivos específicos, buscou-se compreender
o processo de trabalho bancário na atualidade, evidenciar as manifestações de sofrimento
como potência de vida e de resistência ao adoecimento para esta categoria e discutir o perfil
do bancário contemporâneo. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, onde
foram entrevistados 10 trabalhadores de um banco estatal, com até 15 anos de serviço, lotados
em agências do município do Rio de Janeiro. Também foram entrevistados três dirigentes
sindicais atuantes na secretaria dos bancos públicos do Sindicato dos Bancários e Financiários
do Município do Rio de Janeiro (SEEB-RJ). Utilizou-se roteiro com dados sociodemográficos
e ocupacionais e questões orientadoras que foram analisados a partir do referencial da
hermenêutica-dialética. Os resultados apontam que o processo de trabalho nas agências do
banco pesquisado é dividido em dois eixos: negócios e serviços. O eixo negócios envolve
basicamente as atividades de atendimento ao cliente e vendas, e o eixo serviços envolve as
rotinas de pagamento e recebimento, além das atividades de suporte, manutenção predial e
contabilidade ainda não assumidas pelo processo de automatização. A análise dos
depoimentos evidenciou que o sofrimento se manifesta principalmente pela ansiedade diante
das controvérsias do discurso organizacional, do esvaziamento das atividades, das várias
metas de vendas a serem alcançadas e cobranças excessivas. O movimento de resistência ao
adoecimento configurou-se como predominantemente reativo e individual. Em relação ao
perfil da categoria, discutiu-se o papel dos concursos públicos na escolha da profissão, a
exacerbação do individualismo e os conflitos na relação com o sindicato. Ao final, sugerem-se
possíveis ações que possam converter-se em acolhimento e elaboração do sofrimento, além da
contribuição para pautas específicas da categoria que levem em consideração o contexto de
trabalho e a experiência dos trabalhadores na formulação de estratégias de resistência e de
transformação da realidade. Foram contempladas também atividades de educação sindical
para retomada da noção de coletivo e compreensão do papel da entidade na luta por condições
dignas de trabalho.
Abstract
Considering the insertion of banks in the service sector, their history and major changes
experienced in work organization from the first major banking reform in 1964, and then, the
productive restructuring in the 1990s, the present study aimed to investigate the suffering
manifestations as living potential by workers in a Brazilian state-owned bank. The concept of
suffering was used as subject's belonging. The specific objectives are: seeking to understand
the banking work process nowadays, evidencing the suffering manifestations as living
potential and movement towards resistance to sickness in the workers’ category and
suggesting a profile for the contemporary bank worker. This is a qualitative study, with
exploratory character, in which the interviewed subjects were 10 workers at branches of a
state-owned bank in Rio de Janeiro, who have been up to 15 years on duty. Also, 03 leaders
from the Union of Banking and Financial Workers in Rio de Janeiro (SEEB-RJ) were
interviewed. A semi-structured questionnaire was used and the data were analyzed by means
of dialectical hermeneutics. The results show that the work process in the researched bank
branches is divided into two axes: business and services. The business axis primarily involves
the customer service and sales activities, and the service axis involves paying and receiving
routines, in addition to support, building maintenance and accounting activities that have not
been included by the automation process. The analysis of the subjects’ statements showed that
suffering is manifested mainly for anxiety over the controversies of the organizational
discourse, the emptiness of activities, sales goals and over demanding. The movement
towards resistance to sickness was configured as predominantly reactive and individual. On
the considerations to suggest a category profile, it was discussed the role of the public office
admission tests in the choice of the profession, the presence of individualism and the conflicts
in the relationship between workers and the workers’ union. Finally, it was suggested possible
actions that can be converted into means for suffering reception and elaboration, taking into
account the work environment and the workers’ experience in the formulation of resistance
strategies and transformation of reality, also considering union education activities to revive
the collective notion and the understanding of the union’s role in the struggle for decent
working conditions.
Keywords in Portuguese
ServiçosBancários
Sofrimento
Resistência
Pesquisa Qualitativa
Saúde do Trabalhador
DeCS
Saúde do TrabalhadorDoenças Profissionais
Estresse Psicológico
Resistência à Doença
Pesquisa Qualitativa
Bancários
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